sábado , 7 março 2026
Sem categoria

Contas do Estado: em entrevista ao Popular, novo presidente do TCE desmente fake news caiadistas e respalda pareceres do tribunal

Em entrevista publicada na edição do jornal O Popular deste domingo, o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Celmar Rech, desmente uma série de fake news do governo Ronaldo Caiado (DEM) sobre a situação fiscal do governo de Goiás e respalda tecnicamente os pareceres dos conselheiros pela aprovação das as contas da administração nos últimos anos. As ponderações de Rech têm grande relevância, porque o conselheiro é um técnico de carreira da instituição, com experiência anterior como servidor do Tesouro Nacional.

Segundo Rech, os pareceres do TCE “sempre espelharam a situação real das contas do governo. “Os relatórios anuais do Tribunal de Contas mostram com todas as letras a realidade fiscal do Estado. Apontam os déficits orçamentários e financeiros e faz análise profunda”, afirma o presidente do TCE. “Temos aqui um déficit estrutural e a solução passa por dois caminhos: o crescimento da receita, que não tem se mostrado fácil, e o ajuste na despesa, que têm ônus político”, afirma Rech, chamando Caiado à sua responsabilidade de atuar para contornar o descompasso entre as receitas, abaladas pela crise econômica nacional, e os gastos do governo.

Acerca da discussão sobre a inclusão ou exclusão das despesas com inativos dos gastos com folha, Celmar Rech alerta para o fato de que a metodologia que desconsidera o gasto com previdência na relação folha/receita foi aprovada em lei pela Assembleia Legislativa, obrigando o tribunal a levá-la em conta. E o mais importante: segundo o presidente do tribunal, a medida contrária, ou seja, a inclusão das aposentadorias na despesa com pessoal “não levaria, necessariamente, à reprovação das contas dos exercícios anteriores”. Aliás, em toda a entrevista, fica claro o descontentamento do TCE com os ataques de Caiado ao trabalho da instituição.

Artigos relacionados

Sem categoria

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é aposentado aos 47 anos de idade

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), se aposentou aos...

Sem categoria

Político profissional, Célio Silveira defende criação de mais impostos para ferrar empresários

O deputado federal Célio Silveira (MDB), um verdadeiro ‘político ensaboado’ em Brasília,...

Sem categoria

Presidente do TJGO, Carlos França é eleito presidente dos Tribunais de Justiça do Brasil

Por aclamação, o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil...