quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Leia a íntegra da nota em que coronel Karison afirma que foi destituído do comando da Academia da PM após ter mensagens monitoradas pela Casa Militar

O G24Horas publica agora a íntegra da nota em que o coronel Karison Ferreira Sobrinho detalha sua destituição do Comando da Academia de Polícia Militar.

No texto, o oficial afirma ter sido alvo de espionagem da Secretaria de Casa Militar em redes sociais e grupos de WhatsApp. O motivo, segundo ele, teriam sido as críticas contra o calote do governador Ronaldo Caiado (DEM) nos salários de dezembro dos servidores estaduais. Veja:

Leia a íntegra da nota do Coronel Karison:

“É com um misto de surpresa e pesar que comunico que deixo o Comando da Academia de Policia Militar, aguardando apenas as formalidades próprias para que isso aconteça.

Na manha de hoje fui convocado pelo Comandante Geral que, na companhia do Subcomandante geral e do Chefe de Estado Maior Estratégico, me comunicou sobre minha retirada.

Conforme fui informado, na data de ontem o Comandante-Geral teria sido chamado no Palácio das Esmeraldas e recebido determinação do Governo para que me retirasse do Comando da Academia de Policia.

Conforme fui informado, na data de ontem o Comandante-Geral teria sido chamado no Palácio das Esmeraldas e recebido determinação do Governo para que me retirasse do Comando da Academia de Policia.

Como não me foi pedido reserva em relação ao que fora tratado com o comandante geral, tenho tranquilidade para expor o teor da conversa e demonstrar as razões da minha indignação. Indignação que é ainda maior pela contradição entre a postura do Comando da Polícia Militar – que ainda ontem me parabenizava pelo trabalho que, juntamente com minha equipe vinha sendo realizado no CAPM – e a decisão que teve de tomar por determinações superiores.

Segundo o que me foi dito pelo Comandante-Geral, os posicionamentos que eu vinha tendo e que eram manifestados nas redes sociais e em grupos de WhatsApp da Associação dos Oficiais a respeito do Governo estavam causando desconforto e que este seria o principal motivo de minha substituição. Me foi dito ainda que, conhecendo a estrutura da Casa Militar – uma vez que fui subchefe da Casa Militar do Governo do Dr. José Eliton – seria possível que eu soubesse que haveria ali uma seção de monitoramento de fontes abertas responsável pela confecção de relatórios a respeito de posturas criticas de servidores.

Tendo realmente participado do Governo anterior – como Policial Militar que sou e tendo tido muito orgulho de contribuir com meu Estado – jamais tive conhecimento de estrutura como a que foi retratada. Segundo o Comandante, desde o inicio de seu comando estaria sofrendo pressões e criticas em relação à minha indicação para o Comando da Academia, uma vez que sendo o único remanescente do Governo anterior em cargo de confiança e sendo responsável pela formação de toda a tropa, deveria ser dali retirado.

O pesar se deve ao fato de que, além de entender que poderia contribuir com a minha Policia Militar na formação de todos aqueles que servirão a sociedade, percebi a vulnerabilidade de um policial militar no exercício de suas funções. A surpresa de deve à fala do Comandante, que revelou que foi orientado a não mencionar que a determinação partiu do Governo, mas como não concordava com essa postura, decidiu me contar a verdade dos fatos.

Por fim, com muito constrangimento, o Comandante afirmou que agradecia o trabalho que vinha sendo prestado na Academia de Policia Militar e que não tinha nada em meu desfavor, não tendo sequer substituto para a função até então exercida por mim, mas que tinha que tomar aquela atitude, pois “ou seria a minha cadeira ou a dele”.

Me despeço com a certeza de que vinha, com a ajuda da minha equipe, fazendo o melhor que podia, mas que ainda tinha muito mais a fazer. Aguardo a designação pra a nova função, uma vez que meus quase 28 anos de Polícia Militar me garantem bagagem e conhecimento para contribuir e o amor à minha Instituição me dá a vontade de continuar a lutar por nossa melhoria sempre.

Karison Ferreira Sobrinho – Coronel PM – Comandante da Academia de Policia Militar.”