sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Dirigente do Sindsaúde afirma que redução de salários e jornadas pedida por Caiado a STF é “estranha e injusta”

O vice-presidente do Sindicatob dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado nde Goiás (Sindsaúde), Ricardo Manzi, classificou de “estranha e injusta” a decisão do governador Ronaldo Caiado (DEM) de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reduzir a jornada de trabalho e os salários dos servidores públicos estaduais.

“Nós lamentamos a decisão injusta e estranha da gestão estadual. Ela não é o melhor caminho, porque prejudica os servidores e a prestação de serviços públicos para a população”, disse Manzi. Segundo ele, um auditoria independente feita pelo sindicato sobre os dados da folha mostra que o Estado compromete 44% de sua receita com folha – o limite é 60%.

Caiado quer obter no Supremo autorização para rever jornadas e salários, obtendo ainda a prerrogativa de ajustar novamente o gasto com pessoal, promovendo novos cortes, toda vez que entender que o custo com folha esteja acima do esperado. Na prática, o governador, que ainda sequer pagou os salários de dezembro para 80% do funcionalismo, que carta branca do STF para passar quatro anos arrochando os servidores.