Afonso Lopes: “Oposição tem sambado sobre as enormes dificuldades e desencontros do governo Caiado”

O experiente analista político Afonso Lopes afirma, em artigo publicado neste domingo em seu blog, que a oposição em Goiás, liderada pelo PSDB, vem demarcando com consistência seu espaço explorando com competência as “enormes dificuldades e desencontros” do governo Ronaldo Caiado.

“A oposição tem sambado sobre as enormes dificuldades e desencontros, assim interpretados, neste primeiro mês e meio de governo Ronaldo Caiado. É uma situação injusta? Claro que não”, afirma o jornalista. “Isso compõe politicamente a própria essência da democracia. A oposição salienta o que considera errado e o governo se corrige para “faturar” o acerto”, diz Afonso.

Segundo Afonso, o “calote” da folha de dezembro abriu o caminho para o retorno antecipado da oposição. “O momento atual é realmente delicado, com o exército de servidores públicos em pé de guerra contra o governo. O que detonou a crise entre servidores e Palácio das Esmeraldas foi a péssima comunicação da estruturação de pagamento de salários atrasados referentes ao mês de dezembro”, afirma.

Afonso afirma que, o calote de dezembro, “em tese, não é pior do que pagar o atrasado e perpetuar novos atrasos pelos próximos meses indefinidamente”, mas o que “seria uma estratégia criativa para o retorno do pagamento salarial dentro do mês trabalhado” se transformou em um tiro que saiu pela culatra, criando uma janela de oportunidade bem explorada pela oposição.