quinta-feira , 25 abril 2024
Imprensa

Leia artigo de um professor contra Caiado: “Governador, por não respeitar professores e a Educação, tua nota será ZERO”

Leia o artigo divulgado pelo professor da rede estadual, Geovane José Leandro, que também é jornalista. Ele trabalhar em Cristalina.

“Governador, por não respeitar professores e a Educação, tua nota será ZERO”

Geovane José Leandro

Quando os eleitores de Goiás depositaram nas urnas os aproximados 70% dos votos válidos, em outubro de 2018, colocaram ali a esperança de um novo Estado. Onde, realizaria a quebra de um regime que já se arrastava por 20 anos. A esperança se fazia na busca do novo que o Tempo Nojo já não oferecia.

Votávamos porém, em um homem que se apresentava como o único que possuía força, postura e TAMANHO capaz de derrubar o coronelzinho. Acreditávamos no coronelzão e tudo ficaria bem, certo? Ledo engano. O que era para mudar, e para melhor, tornou-se o maior pesadelo na vida do povo do Anhanguera. O sonho foi nocauteado desde os primeiros momentos, diante de uma ridícula e falsa transição, que para boi dormir, se esfarelou já nos primeiros contatos das duas equipes – (a que saia e a que ENTRAVA). Mas o pior dos piores ainda estava por vir, bastaram apenas os primeiros fogos de 2019, para que o novo mandatário começasse a explodir suas primeiras maldades contra o cidadão goiano. E aí, eleger seu principal inimigo: o funcionalismo público. Pegando para crucificar, em especial os professores e a Educação.

Eleito para solucionar os problemas do Estado, o Homem começou já nas primeiras horas de 2019, a caça às bruxas. E com o olhar focado no retrovisor, onde, passados mais de 40 dias, continua fitado nas cortinas escuras do passado e no matagal do perilismo, ops… pirilampos. Arrojado sobre uma mula, desconta nos servidores, a queda que o equino lhe provocou.

Assim; reclamar, reclamar e reclamar é o único discurso. Reclamar é o que sabe fazer! Ao apresentar o que foi “feito” em 30 dias de governo, reclamou ainda mais. Mas destacou que já se fez muito por Goiás. O povo analisou, pensou e chegou à conclusão que havia sim, feito muito. Porém, o muito não agradou. E eis o que se fez: Não pagou funcionários (algo que nunca havia acontecido desde de 1999, e que no caso da Educação, consta de verba vinculada, fundo a fundo), deu início à maior largada contra a Educação, nomeando uma “estrangeira” para o cargo de secretária, não por ser “estrangeira”, mas por não conhecer nossa realidade e ao menos ter a decência de ler o Estatuto do Magistério, para se inteirar ao contexto das Terras Goyazes. Sacrificou professores com redução de carga-horária e salários, não nomeou coordenadores regionais, e o pior de tudo, numa espécie de volta às trevas, fechou-se escolas. Algo que por nenhum pretexto se justifica.

Qualquer governante, pelo mínimo de inteligência que possua, sabe que nunca se acaba com escolas, abre-se escola. Amplia-se educação, propaga-se conhecimento e por birra, insistiu em não querer pagar o transporte escolar. Razinzo, o coronelzão, não conseguiu mudar a mentalidade de infância, dos tempos do papai. Numa espécie de Déjá vu, solicitou que comerciantes vendessem comida e medicamentos aos servidores públicos e que recebessem na base da caderneta.

Também na lista de bondades – acabou com a indústria de multas nas rodovias goianas e aumentou o risco de mortes nas estradas. Detonou com o bom humor dos prefeitos, chamando-os de mentirosos, por não reclamarem na atualidade, os problemas que diziam passar nos tempos de Marconi. Enterrou o projeto Goiás na Frente, que mesmo sendo eleitoreiro, ainda alimentava os sonhos dos municípios. Comprou quilos e quilos de frutas e guloseimas para abastecer o palácio, chamou os pobres para comerem brioches na Casa Verde. Foi arrogante no Legislativo Estadual, não percebendo que os Poderes são independentes.

Feliz e sorridente, com cabelos jogados ao vento, passeia pelo Brasil. Amanhece na TV, conversa com o Bispo e ainda não perdeu o ranço que hoje não é mais pedra, e sim, vidraça. Dia sim, outro também, está em Brasília, não caiu a ficha de que o Congresso é sua antiga casa de trabalho. E que hoje, deve despachar na praça cívica, no Pedro Ludovico Teixeira – (alguém, o avise disso).

E assim, nesta lista de boas ações, professores, policiais, bombeiros, administrativos, profissionais da saúde continuam aguardando com fé, que as boas almas possam tocar o coração de um homem que prometeu ARROCHAR o Estado, mas que não imaginaríamos que seria assim. Nesta luta, pedimos: DesenCaia, Goiás. E em preces, esperamos não precisar pedir em breve: volte, Marconi!

Então, Governador! Lembre-se de que em ano de Ideb, ao corrigir sua prova governamental, a nota será ZERO.

*Geovane José Leandro é professor da rede estadual e jornalista

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...