sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Lissauer preside primeira sessão da 19ª Legislatura e dá início aos trabalhos em plenário

Presidente da Assembleia Legislativa há exatos 15 dias, Lissauer Vieira (PSB) deu início aos trabalhos em plenário nesta sexta-feira, 15, ao presidir a sessão solene inaugural da 19ª Legislatura, no Plenário Getulino Artiaga. Participaram da cerimônia o Governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM), o vice-governador Lincoln Tejota (Pros), além de representantes do Poder Judiciário, Tribunais de Contas, deputados federais e outras autoridades.

O Governador trouxe sua mensagem à Casa. Ele fez um reconhecimento da capacidade do presidente da Assembleia, Lissauer Vieira, de conduzir o Parlamento goiano. Ele disse que os integrantes dos Três Poderes devem estar submissos à sociedade, servindo-a, consultando-a e prestando contas diuturnamente. “É com base nessas premissas, e sem jamais me afastar delas, que governarei e pautarei minhas relações com esta Casa pela qual tenho imenso apreço e consideração”, afirmou o Governador, finalizando ao dizer ser conhecedor da missão do Parlamento e seu espírito público, e de sua vontade de ter a Alego como sua parceira, porém independente em suas funções.

Lissauer corroborou o posicionamento do governador afirmando que vai pautar sua gestão baseada no interlocução e harmonia entre os Poderes. “Temos tratado assuntos de importância para o estado com muito diálogo e transparência, e assim vamos pautar nossa gestão. Portanto, a vinda do Governador aqui no início dos trabalhos legislativos é fundamental para estabelecermos esse processo de parceria, de respeito e de consideração à população de Goiás”, justificou Lissauer.

Em nome do Parlamento

Decano da Casa, o deputado Álvaro Guimarães (DEM) discursou em nome do Poder Legislativo. O deputado se dirigiu aos líderes da base governista, deputado Bruno Peixoto (MDB), de oposição, Talles Barreto (PSDB), e ao Governador do Estado, Ronaldo Caiado, apontando as missões de cada um nesta legislatura.

Por fim, frisou seu posicionamento de trabalhar pelo bem-estar comum da população goiana e da importância da harmonia dos poderes para a sustentação da sociedade. “Para superar a crise, precisamos entender que não é o Governo que precisa do apoio de seus deputados, é o Estado de Goiás que precisa de uma Assembleia atuante e competente. O equilíbrio dos poderes é uma estrada pavimentada pela independência e pela harmonia. É com espírito renovado que entro hoje neste Plenário. Pronto para responder ao chamado das urnas. É uma honra servir ao povo goiano”.

Após decisão de apenas um parlamentar falar pelo Poder, o presidente Lissauer Vieria deu espaço à manifestação da bancada feminina, composta pelas parlamentares Delegada Adriana Accorsi (PT) e Lêda Borges (PSDB). Elas pediram a palavra para solicitar mais respeito às mulheres do Poder. Coube à deputada Lêda Borges fazer o discurso.

Autoridades

Além do presidente Lissauer Vieira, que presidiu a cerimônia, do governador e de seu vice, compuseram a mesa diretiva as seguintes autoridades: o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Walter Carlos Lemes; o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB-DF); o defensor público-geral Domilson Rabelo da Silva Júnior; o procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres; o presidente do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO), conselheiro Celmar Rech; o vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), conselheiro Daniel Augusto Goulart; e o diretor-geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Germano Stevens.

Também na mesa dos trabalhos: deputados federais José Nelto (Pode), Elias Vaz (PSB) e Zé Mário (DEM); secretários de Estado Anderson Máximo de Holanda (Casa Civil), Ernesto Roller (Governo), coronel Newton Nery de Castilho (Casa Militar), Marcos Ferreira Cabral (Desenvolvimento Social), e ex-deputado Lívio Luciano (chefe de gabinete do Governador).