A cidade de Jesúpolis é conhecida no Estado por ter um povo unido e que adora confraternizações. A Pamonhada – um festival de pamonhas – já se tornou tradição no município e foi realizada na sexta-feira (15) pelo 9º ano consecutivo. É considerado o maior festival de pamonhas de Goiás.
Organizado pela prefeitura, o evento reuniu mais de mil pessoas, em frente à secretaria de Assistência Social. De acordo com a primeira-dama Rosimeire Patrícia, mais de 12 mil pamonhas foram produzidas e distribuídas à população.
FAMÍLIAS DA CIDADE REUNIDAS
“É uma grande festa popular. Todo o milho usado para preparar as pamonhas é colhido na Lavoura, que é plantada e cuidada por servidores da prefeitura e por voluntários da nossa comunidade. É uma oportunidade de reunir as famílias, bater um papo, descontrair”, observa o prefeito Wygnerley Morais (PHS).
Rosimeire, que também responde pela secretaria de Assistência Social, ressalta que o melhor aspecto do evento é unir as pessoas e festejar a amizade. “Aqui todos participam. Todos comem a pamonha, mas também durante o dia todo o que se vê é a solidariedade, cada um quer dar sua contribuição. Tem gente que tira a palha, corta o milho, rala, ajuda no cozimento, na limpeza, enfim, é a união que faz a força”, disse.
MÚSICA BOA
O que combina com pamonha? Música, claro! Duas atrações da região subiram ao palco para animar ao já animado povo de Jesúpolis: Larissa Scatola e a dupla Marcio e Rafael, com o melhor do cancioneiro sertanejo.
TRABALHO EM EQUIPE
O trabalho começa antes. Dezenas de homens vão até a Lavoura Comunitária e colhem centenas de balaios de milho. Outros homens e algumas mulheres prepararam o cenário da “festa”, armando as tendas e organizando a logística.
Normalmente, a pamonhada marca a entrega da Lavoura Comunitária, mas por conta da transição do Governo Estadual – que não ofereceu a contrapartida -, não foi plantada.
Wygnerley afirmou que ainda há excedente de 2017 e mais de 200 famílias de baixa renda serão assistidas com cestas básicas.
Texto Goias Total