sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Prefeito de Águas Lindas quer apoio de Caiado para a criação da Região Metropolitana do Distrito Federal. Governador é contra

A Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília, composta por 32 municípios, quatro deles mineiros, quer apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM) para a criação da Região Metropolitana do Distrito Federal. Presidente da associação e prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (PTB) disse em entrevista à Sagres nesta terça-feira de carnaval (5), que a medida provisória baixada pelo então presidente Michel Temer em dezembro, vai caducar em 60 dias sem votação do Congresso Nacional.

Em dezembro, o governador anunciou que não criaria a Secretaria do Entorno do DF, como tinha prometido, em função da criação desta Região Metropolitana. Hildo do Candango alerta que a MP precisa de apoio dos dois governadores do DF e de Goiás para se transformar em lei. A MP foi enviada ao Congresso por Temer por sugestão do então governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Depois ganhou a adesão de Caiado. Agora o prefeito alerta que não há articulação em Brasília para sua efetivação.

A Rede Metropolitana facilita a destinação de recursos federais e dos governos estaduais e distrital para a região, assim como a criação de convênios entre as três unidades da federação para implantação conjunta de recursos destinados a segurança, educação, transporte e saúde. Hildo do Candango observa que uma antiga reivindicação dos municípios é a criação de um consórcio para gestão do transporte coletivo, hoje sob gestão da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT).

Segundo ele, a grande reclamação dos moradores da região é o alto preço da tarifa de ônibus. “Cerca de meio milhão de pessoas viajam diariamente para Brasília para trabalharem e as passagens são caras. De Águas Lindas a Brasília custa 7 reais. De Luziânia, 6,5 reais. E não há subsídio nem mesmo para o estudante, que paga tarifa integral”, diz.

Há ainda problemas na área de saúde. O Hospital de Águas Lidas está em construção desde 2004 e com 90% das obras construídas. O prefeito revela que o convênio entre Estado, que assumiu a construção da obra, e o Ministério de Saúde continua valendo, o que pode facilitar sua conclusão. O hospital terá 130 leitos, sendo 30 de UTIs. Atualmente não há leito público de UTI no Entorno do DF, diz o Hildo do Candango.

A situação do Hospital de Santo Antônio do Descoberto é mais complexa. Suas obras começaram em 2000 e estão com apenas 50% delas foram realizadas. Para piorar, o convênio com o Ministério da Saúde já se encerrou o que vai dificultar sua retomada, informa.

Prefeito do PTB e ligado ao presidente regional e ex-deputado Jovair Arantes, Hildo defende que seu partido, representado na Assembleia Legislativa pelo deputado Henrique Arantes, participe da base parlamentar de Caiado. Para ele, prefeito não deve fazer oposição a governador.