quarta-feira , 17 abril 2024
Sem categoria

Tocantins: governador Carlesse debate ações integradas de segurança com secretários

????????????????????????????????????

O governador do estado do Tocantins, Mauro Carlesse, deu prosseguimento na tarde desta sexta-feira, 8, às reuniões temáticas com a equipe de trabalho. O tema discutido nesta reunião foi Segurança Pública. O investimento em tecnologia, conclusão de obras, ações educativas, além da estruturação constante das forças de segurança foram temas discutidos.

Em relação à Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), foi debatida a inauguração da ampliação do presídio de Cariri, onde serão abertas 600 novas vagas, que irão desafogar o sistema prisional. A obra está em fase final e, após a montagem do mobiliário, o Governo do estado irá inaugurar a obra, o que irá ocorrer ainda neste primeiro semestre. “Precisamos separar os presos condenados dos presos provisórios, com esse novo presídio isso já será possível”, afirmou o governador.

Outra determinação do governador Carlesse é que essa estrutura seja utilizada não só na detenção, mas também na ressocialização e que os reeducandos possam trabalhar enquanto estão cumprindo a pena. De acordo com o secretário de Cidadania e Justiça, Héber Fidelis, uma parceria com a Secretaria da Agricultura foi formalizada e irá viabilizar o trabalho dos presos na fazenda instalada no presídio. Em outra frente, um convênio com a Prefeitura de Gurupi já tem possibilitado que 72 reeducandos prestem serviços como medida de ressocialização e redução da pena.

Dentre as ações integradas entre as pastas, o governador Mauro Carlesse determinou ainda que sejam utilizados quatro ônibus da Seciju para atendimentos à população em diversas áreas como: exames de vista, emissão de documentos de identidade, orientação pelo Procon, dentre outras iniciativas que podem ser realizadas nos municípios. As secretarias envolvidas se reunirão na próxima semana e formalizarão um cronograma de atendimentos, que terá início já no mês de abril.

Em relação ao Corpo de Bombeiros, foi definido que a corporação irá oferecer em todas as escolas da rede estadual um curso de primeiros socorros, visando preparar professores e alunos para situações de emergência. Outra medida será a implantação de um sistema visando desburocratizar a análise e aprovação de projetos, principalmente relacionados à educação, mas sem implicar na redução de exigências legais. Com a cessão do prédio do CAIC, em Palmas, o Corpo de Bombeiros irá instalar sua academia de formação no prédio e também uma unidade do Programa Bombeiros Mirins. Com isso, a corporação irá devolver um prédio alugado, representando redução de custos. O Programa Bombeiros Mirins também será implantado em todas as unidades dos Bombeiros no interior do estado.

A orientação do governador em relação à Polícia Militar é que seja utilizado o máximo de efetivo possível para patrulhamento das ruas. Outra determinação de Mauro Carlesse foi implantação de policiamento nas divisas do estado, oferecendo segurança à população e trabalhando em parceria com a Secretaria da Fazenda visando evitar a perda de receitas.

Já o secretário de Segurança Pública (SSP), Cristiano Sampaio, destacou que o trabalho integrado de planejamento das ações com todas as forças de segurança tem apresentado bons resultados, além de otimizar tempo e recursos. Dentre os investimentos em tecnologia, a SSP já está implantando o sistema de identificação facial e biométrico, o que irá facilitar o reconhecimento de suspeitos e também aprimorar o sistema de investigação.  “Temos que investir em tecnologia, assim vamos ter resultados mais rápidos e mais confiáveis, além de reduzir os custos”, afirmou o Governador.

Assinatura

No fim da reunião, o governador Mauro Carlesse sancionou a Medida Provisória, convertida em Lei pela Assembleia Legislativa, que instituiu a nova estrutura administrativa do Poder Executivo, e também, a Medida Provisória, aprovada pelo Legislativo, que regulamenta cargos, salários e funções dos contratos temporários do Governo do estado.

Presentes

Também participaram da reunião, o comandante geral da Polícia Militar, Jaizon Veras; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Leandro da Silva; o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio; o secretário da Cidadania e Justiça, Héber Fidélis; o secretário da Saúde, Renato Jayme; a secretária da Educação, Adriana Aguiar; o secretário da Comunicação, João Neto; o secretário da Administração, Edson Cabral; o secretário da Casa Militar, Silva Neto; a secretária-executiva da Governadoria, Juliana Passarin; o secretário de Assuntos Estratégicos, Keliton Borges;  o superintendente do Procon, Walter Viana; e o chefe de gabinete do Governador, Divino Alan Siqueira.