quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Procurada por bolsistas, nova direção da Fapeg diz que não há previsão de pagamento de incentivo à pesquisa

Leitores do Goiás24Horas relatam hoje a preocupação – e, em alguns casos, o desespero – dos pesquisadores com o atraso no pagamento das bolsas de mestrado e doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A suspensão do benefício de incentivo à pesquisa completa três meses hoje.

Procurada por bolsistas nesta segunda-feira (11/3), a Fapeg informou apenas que não há sequer previsão de quando o Programa de Pós-Graduação criado pelo governo Marconi Perillo será regularizado. “Muitos contam o valor da bolsa para custearem seus projetos, participarem de eventos acadêmicos e publicarem os resultados da pesquisa”, diz um leitor.

“Outros contam com o valor até mesmo para própria subsistência, porque se dedicam de tempo integral à pesquisa. Quando ligamos na Fapeg para pedir um posicionamento a respeito, nos informam que não há previsão de pagamento da bolsa”, afirmou. O atraso nas bolsas tem péssima repercussão no mundo acadêmico, especialmente na UFG, um dos maiores centros de pesquisa do Brasil.