Aparecida: com safra ruim de prefeitos, Gustavo Mendanha surpreende e colhe elogios como gestor e político agregador

No momento em que a maioria dos prefeitos de Goiás amarga desgastes incontornáveis por conta da falta de recursos, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) pode conseguir uma façanha e ser candidato único a mais um mandato em Aparecida de Goiânia.

É claro que isso é muito difícil, mas ele faz uma gestão bem avaliada e dá continuidade à gestão de Maguito Vilela, construindo obras importantes, o que lhe garante apoio político e popularidade como nunca se viu no município. Aparecida é hoje a segunda economia do estado e o segundo município que mais gera empregos no Brasil.

Além de humilde, Mendanha revelou-se um político moderno e agregador, tanto que sua base apoio é maior do que a de 2016, quando foi eleito. Os dois anos de mandato consolidaram uma gestão pacificadora, que se mantém longe de confrontos políticos e se apresenta sedimentada em alianças firmes. “Ele é atencioso, é positivo nas ações e se dá bem com todo mundo”, elogia um vereador.

Por todo este conjunto de qualidades, Aparecida curiosamente tem mais candidatos a vice de Mendanha do que candidatos a prefeito. Habilidoso, o emedebista não colocou o assunto mesa porque sabe que não é hora de discutir o assunto, mas é fato que muitos querem ser o seu vice — até porque, se reeleito, não poderá ser candidato na eleição de 2024, o que abre uma infinidade de possibilidades políticas. A prefeitura de Aparecida tornou-se uma fortaleza política e tê-la nas mãos carimba passaporte para voos políticos mais altos em Goiás

O deputado federal Glaustin da Fokus tem interesse indicar o vice de Mendanha  Ele e o gestor de Aparecida têm um vínculo forte. Mas também o vice pode ser surgir com a articulação do deputado federal Alcides Ribeiro, do PP. A aliança do PP com o MDB em Aparecida é estratégica e visa não apenas as eleições de 2020. Os dois partidos devem caminhar juntos na disputa eleitoral de governador em 2022. Há uma aposta de que Daniel Vilela será candidato a governador.