quinta-feira , 18 abril 2024
Sem categoria

Urgente: blitz do idoso atesta descaso da prefeitura de Iris com idosos na Casa da Acolhida em Campinas. Veja as fotos

O presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Paulo Magalhães (PSD), juntamente com demais autoridades, visitou na tarde desta terça-feira (19) a primeira “Blitz do Idoso”.

O local escolhido pela Comitiva foi a Casa da Acolhida de Campinas. A Unidade está abandona, total descaso por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Elevadores desativados, local sujo, banheiros sem manutenção, fiação elétrica exposta, sem assistência médica e psicológica. Sala de curativos, posto de enfermagem e farmácia fechados.

Participaram da visita a delegada Ana Lívia Batista Alves de Paiva, titular da Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso (DEAI); Fernanda da Silva Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado; e representante do Conselho Municipal do Idoso.

De acordo com o vereador Paulo Magalhães,  é necessário protocolar com urgência um documento no Ministério Público para que as devidas providências sejam tomadas. “É desumano e cruel manter idosos nesse situação de vulnerabilidade”, afirmou.

A Blitz do Idoso irá ainda percorrer outros locais de longa permanência dos idosos e unidades de saúde. O objetivo da ação é fiscalizar  e verificar a situação de maus-tratos ou violência psicológica e se há falta de assistência e amparo médico e familiar.