Goiás fica entre os 5 melhores estados em português e matemática. Órgão avaliou aprendizagem entre 2007 e 2017

A Organização Não Governamental (ONG) Todos Pela Educação avaliou o desempenho de escolas públicas de todo o Brasil e apontou que Goiás teve um dos melhores índices de crescimento no aprendizado entre 2007 e 2017. A análise do órgão é que o resultado significativo ocorreu no 5º e 9º ano do ensino fundamental, mas no 3º ano do ensino médio, apesar do saldo positivo, a situação ainda é considerada crítica, diz matéria do G1 Goiás, escrita por Vanessa Martins.

Os números divulgados pela entidade foram computados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e apontam que Goiás teve o 2º melhor crescimento em língua portuguesa no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, apresentando saldo de 29%. Nesse índice, o estado ficou atrás só do Espírito Santo.

Ainda assim, o estudo aponta que no ano mais recente avaliado, 2017, 9,9% dos estudantes das redes pública e privada aprenderam de forma satisfatória o conteúdo de matemática, e no caso de língua portuguesa, esse percentual é de 33,9%.

Veja matéria do G1 Goiás