quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Professor Alcides vai propor alteração no financiamento do Fies

A luta pela melhoria na qualidade da educação pública e por mais oportunidade aos estudantes universitários na rede particular tem pautado a atuação do deputado federal Professor Alcides (PP) no Congresso Nacional e junto ao Governo Federal.
O deputado terá audiência na semana que vem com o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para tratar de três assuntos. Um deles é a proposta que ele defende de alterar a fórmula do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Governo Federal.
Pela proposta do deputado a ser apresentada em forma de projeto de lei na Câmara, o Governo Federal deixaria de financiar com dinheiro os estudantes beneficiados e passaria a descontar os custos do Fies nos impostos das faculdades integrantes do programa.
“O governo vai permutar as vagas. Vai abater nos impostos. A minha ideia é de chegar a uns 20% das vagas nas faculdades, que é o número ideal. Quer dizer, você da 20% das suas vagas em troca dos impostos. E aí o governo qualifica os estudantes través do Enem, das cotas, ou do jeito que ele quiser”, explicou o deputado, argumentando que essa é uma forma de desburocratizar e facilitar o acesso do estudante ao ensino superior na rede privada.

Merenda
Professor Alcides também defende a proposta de aumentar o valor pago pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) à merenda escolar, considerado muito pouco por ele.
O repasse do Pnae hoje varia de R$ 0,36 para cada aluno do 6º ao 9º ano e do ensino médio a R$ 1,07 para alunos das creches e das escolas de tempo integral. “Esse é um valor simbólico que não dá para comprar merenda de ninguém. Estamos pedindo um aumento de pelo menos 100% para que possamos melhorar a merenda escolar dos nossos estudantes”, justificou.
A entrega de 10 ônibus escolares novos para a cidade de Aragarças, no Vale do Araguaia, que teve os veículos incendidos recentemente, deve ocorrer nos próximos dias. O deputado Professor Alcides quer levar o ministro até a cidade para a solenidade de entrega dos ônibus.