sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Denúncia na Sagres730: Meirelles assume diretoria da Agehab e é o 3º irmão de parlamentar na agência

Veja texto da jornalista Cileide Alves, publicado no portal da rádio Sagres730: “Afastado da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) na sexta-feira (5), Fernando Meirelles assumiu nesta semana a diretoria-técnica da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Fernando é irmão do deputado estadual Cláudio Meirelles (PTC) e o terceiro irmão de parlamentar na direção da agência.

O presidente, Eurípedes José do Carmo, e o diretor de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica, Lucas Magalhães Gouveia, que acumula as funções de diretor financeiro, são irmãos, respectivamente, do senador Luiz Carlos do Carmo (MDB) e do deputado estadual Rafael Gouveia (Democracia Cristã).

Fernando Meirelles deixou a CMTC depois que o Ministério Público recomendou seu afastamento, por ser presidente regional do PTC, o que é proibido pela Lei nº 13.303/16, que dispõe sobre o estatuto jurídico de empresa pública, de sociedade de economia mista e de suas subsidiárias. A lei estabelece proibição para presidentes de partidos, parentes de parlamentares entre outras restrições. O engenheiro Benjamin Kennedy assumiu a presidência da CMTC.

A Lei das Estatais, como é conhecida, estabeleceu essas restrições a diretorias das empresas públicas com faturamento acima de R$ 90 milhões por ano. Depois da lei entrar em vigor, o então governador Marconi Perillo fez um decreto regulamentando sua aplicação no Estado e estendeu as mesmas restrições para todas as empresas, independentemente do faturamento.

Depois de empossado governador, Ronaldo Caiado fez alteração nas regras locais para permitir a posse de Eurípedes do Carmo na presidência da Agehab e de Denes Pereira, presidente do PRTB, no comando da Iquego. Denes já tinha sido afastado da presidênci

 

https://sagresonline.com.br/noticias/politica/91411-meirelles-assume-diretoria-da-agehab-e-e-o-3-irmao-de-parlamentar-na-agencia