quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Vereador Paulo Magalhães protocola denúncia na DEMA e no MP contra o corte de árvores para construção do Terminal Isidória provisório

O vereador Paulo Magalhães, indignado, protocola hoje, segunda-feira (15), às 14 horas, a denúncia na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) e no Ministério Público (MP-GO) contra o corte de mais de 20 árvores dos canteiros centrais da Alameda João Elias. A destruição ambiental faz parte do projeto para implantação do Terminal Isidória provisório, pelo tempo necessário para reconstrução no novo terminal apropriado para o BRT.

De acordo com responsáveis pela obra, o terminal provisório será construído no canteiro central da Alameda João Elias, cerca de 1 km do atual Terminal Isidória. No entanto, a comunidade local não foi informada, não houve diálogo sobre os impactos de trânsito e ambiental que a região irá sofrer.

Nesse sentido, o vereador solicita ao delegado da DEMA, Luziano Severino de Carvalho, e ao coordenador do CAO de Meio Ambiente, o promotor Delson Leone Júnior, a paralisação imediata da obra para construção do Terminal Isidória provisório, até que se obtenha os devidos estudos de impacto ambiental, de vizinhança e de trânsito; que seja observado se existe algum Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no que se refere a retirada as árvores e que seja instaurado um Inquérito Civil Público, devido ao prejuízo ambiental provocado.

Na última semana, o vereador Paulo Magalhães buscou resolver esse impasse. Marcou uma audiência pública, mas foi adiada devido à forte chuva, ocorrida na última quarta-feira. E, também, apresentou ao poder executivo outras duas áreas no Setor Pedro Ludovico que poderiam abrigar o terminal provisório, sem a necessidade da retirada de árvores.

“O Prefeito Iris Rezende se sensibilizou, mas o secretário da Seinfra afirmou ser inviável por existir um TAC com o Ministério Público e iria atrasar as obras.  E na última sexta-feira, de maneira arbitrária, cometeram esse crime ambiental. Compreendo a importância do BRT para mobilidade urbana, mas não posso concordar em destruir uma praça”, declarou Paulo Magalhães.

*Audiência Pública*
Nessa perspectiva, o vereador Paulo Magalhães, representante do Setor Pedro Ludovico, e os moradores da região irão realizar hoje, segunda-feira (15), a partir das 18h30, no Colégio Frei Demétrio, uma audiência pública para discutir o assunto com as autoridades competentes e a população em busca da melhor solução.

“Durante décadas, essa via ficou abandonada e a cerca de 11 anos conseguimos, com recurso próprio, revitalizar e construir os canteiros centrais. É um absurdo destruir esse espaço. Um crime ambiental. Não vamos calar. É nosso dever procurar as autoridades competentes e resolver essa questão”, afirmou Paulo Magalhães.

SERVIÇOS:
Data: Segunda-feira (15/04)
Horário: 14h
Local: Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA)
Endereço: Rua T-48, 666 – St. Bueno
Em seguida, Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO)
Endereço: Rua 23, esq. com a Av. Fued José Sebba, Qd. A 06, Lts. 15/24, s/n – Jardim Goiás

Data: Segunda-feira (15/04)
Horário: 18h30
Local: Escola Municipal Frei Demétrio
Endereço: Avenida Florianópolis, 241, Quadra 94c

Setor Pedro Ludovico

https://youtu.be/42GPFLLgKjU