No próximo domingo (21), Brasília completa 59 anos. Para celebrar a data, a Secretaria de Cultura do DF prepara uma festa no coração da cidade. O evento representa a diversidade local e reunirá uma programação intensa para crianças, jovens, adultos e idosos, sejam brasilienses de nascimento ou de coração.
“Brasília é reconhecida pela qualidade da produção cultural”, destaca o secretário de Cultura, Adão Cândido, lembrando que a proposta é celebrar a pluralidade da capital, expressa em sotaques e tradições que representam todos os cantos do Brasil. “Daqui saíram grandes nomes da música, do teatro, das artes plásticas, da fotografia, do grafitti e da cultura urbana. O aniversário da cidade é o momento ideal para enaltecer essas pessoas e valorizar este trabalho”.
Programação
A festa dos 59 anos da capital federal contará com três estruturas na Esplanada dos Ministérios: o palco Brasília, o palco Ipê Amarelo e o palco Gastronomia, que receberão cerca de 30 artistas.
Durante todo o domingo, a área do Complexo Cultural da República – entre o Museu Nacional da República e a Biblioteca Nacional de Brasília, na Esplanada dos Ministérios – será palco por atividades artísticas, esportivas e gastronômicas. As atrações começam às 10h e seguem até a meia-noite, reunindo, entre outros destaques, Dhi Ribeiro, Anitta, Scalene, Surf Sessions, Paraná, Aborto Elétrico, Dona Cislene e os sertanejos do Projeto Identidade.
A grande celebração será no Palco Brasília, que receberá durante todo o dia nomes da cena local. Ritmos como samba, rock, pop e sertanejo darão o tom. “A diversidade e cultura plural estão refletidas nesta programação”, resume o secretário de Cultura. “A celebração do aniversário da cidade é o reconhecimento de toda a sua trajetória”.