sexta-feira , 15 novembro 2024
GoiâniaGoiásImprensa

Jornal que leva para a internet o mesmo conceito usado no impresso está fadado ao fracasso

A ser colocada à venda, na semana passada, a revisa norte-americana Newsweek – que já foi uma das maiores dos Estados Unidos e deixou de circular em papel para publicar apenas edições online –, colocou em evidência um fenômeno muito fácil de ser observado na imprensa hoje em dia: não basta apenas replicar na internet o mesmo material produzido e o mesmo viés utilizado na edição impressa dos grandes veículos.

A edição online da Newsweek não vingou porque manteve a mesma estrutura, o mesmo estilo, a mesma linha editorial da revista impressa, que não deu certo e, depois de anos de sucesso, acabou sendo fechada.

Em Goiás, O Popular, Diário da Manhã e O Hoje, os três principais diários do Estado, praticamente reproduzem nas suas plataformas onlines apenas o que pode ser encontrado, sem diferença nenhuma, na edição impressa.

No máximo, um pequeno noticiário em tempo real, tímido e vacilante como se o veículo temesse estar esvaziando a sua circulação no dia seguinte.

Jornalismo impresso é uma coisa, jornalismo online é outra coisa.

Para sobreviver na internet, é preciso muito e variado conteúdo, posts inteligentes sobre as notícias do dia a dia, muita política, entretenimento e novidade. No Brasil, o portal da revista Veja é praticamente o único que segue essa receita e, por isso mesmo, vai dando certo.

Artigos relacionados

Goiânia

Racha no PP: Sob o comando de Alexandre do Baldy, membros da sigla gravam apoio a Mabel

Fato A briga interna sobre o apoio do PP em Goiânia parece...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...