quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Jornalista de Itumbiara escreve artigo e solidariza-se com Cristiano Silva

Censura nunca mais
A censura no Brasil teve seu fim decretada no dia 03 de agosto de 1988. Porém, sabe-se lá o porquê, de lá para cá, vez ou outra, a liberdade de imprensa é ameaçada. Na maioria das vezes, esse insistente subterfugio sórdido, ensaia sua volta, haja visto o incômodo de poderosos com a verdade. Sempre que retorna, fazem motivos estapafúrdios transformarem em cláusulas pétreas, quase sagradas, bradadas em todas as direções como forma de intimidação. Temos visto na história recente desta nação, movimentos que pedem a volta do fascismo e incontáveis atos reacionários. A liberdade de imprensa e de expressão está sendo afrontada novamente. Não se enganem, o momento político conturbado, pelo qual passamos, transforma o terreno fértil para o crescimento do obscurantismo. Historicamente falando, as nações desenvolvidas que vivenciaram projetos políticos conservadores e a censura, tiveram que enfrentar anos de governos autoritários e de falta de liberdade de imprensa.
Observamos um cenário apocalíptico, Governos sem legitimidade, de forma embuçada patrocinam escaladas de retirada de direitos, em todos os sentidos e em todos os lugares, haja visto, terem requerido censura nos mesmos tribunais que a aboliram anteriormente.
Ao se falar, de alguma forma em política partidária, em sua plenitude histórica ou recente, o argumento imperativo é a venalidade.
Vivemos hoje para ver quem deveria proteger deixando de ser arbitro para legitimar o arbitro. Uma sensação gigantesca de impunidade generalizada. A emancipação política pede atenção contra as mazelas da censura. Por sua essência, ela anuvia ainda mais nossa atmosfera já nebulosa. A liberdade de imprensa, um dos pilares da democracia moderna inexiste no convívio com a censura. Vivemos um tipo de pesadelo, queria eu que fosse graçolas, mas é real e está entorpecendo e movimentando acéfalos em todo o país. Após nitidificar o exposto, resta-nos o dom da paciência, visto que este processo é cuntatório. Me solidarizo com o Blog Goiás 24 Horas e o jornalista Cristiano Silva, vítima recentes de tentativa de censura.