sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Derrota anunciada de Caiado: Orçamento Impositivo de 1,2% vai passar na Assembleia, cravam deputados

O G24H ouviu 10 deputados das bancadas da oposição e do governo sobre a votação do Orçamento Impositivo de 1,2%, que deve chegar ao plenário da Assembleia Legislativa nesta semana.

Todos foram unânimes em dizer que a proposta de autoria do deputado Talles Barreto (PSDB) será aprovada com folga de 5 a 7 votos – para passar, o projeto precisa de 25 votos.

“O Orçamento Impositivo de 1,2% é hoje um sentimento conjunto dos deputados, independente do parlamentar ser governo ou não”, diz um deputado com muitos anos de janela na Casa.

De acordo com os deputados consultados pelo G24H, o governo vai tentar ganhar tempo com manobras regimentais e pedidos de vista  para reverter o quadro desfavorável com uma força-tarefa para distribuir cargos e atender demandas políticas.

Mas, a opinião geral é que, mesmo que as nomeações saiam do forno, a mudança do cenário atual é bastante improvável e a matéria deverá ser aprovada com mais de 30 votos favoráveis – a conta hoje é 32 votos.

A se confirmar a previsão feita pelos deputados neste último final de semana, a Assembleia imporá a segunda grande derrota ao governador Ronaldo Caiado (DEM) na atual legislatura – a primeira foi a vitória do deputado Lissauer Vieira para o comando da Casa.