sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Vitória de Lissauer e Talles: Assembleia aprova mudanças no Orçamento Impositivo e fortalece deputados

Sob o comando do presidente Lissauer Vieira, a  Assembleia aprovou em primeira votação a PEC do Orçamento Impositivo, apresentada pelo deputado Talles Barreto.

A matéria em questão tem a finalidade de alterar o artigo 111 da Constituição do Estado de Goiás para modificar a vigente regra do orçamento impositivo na execução orçamentária e financeira das programações referentes às emendas parlamentares ao projeto de lei orçamentária anual.

O texto original já havia recebido parecer favorável do deputado Henrique Arantes (PTB), mas após acordo dos parlamentares estaduais com o Governo do Estado, foram feitas algumas adequações. O acordo suprapartidário que assegura a continuidade da tramitação desta PEC foi firmado no início da tarde desta terça-feira, 30, durante uma reunião articulada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), com deputados da base e da oposição, e o secretário de Governo, Ernesto Roller.

O presidente Lissauer Vieira diz que o acordo é resultado de bom senso da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, de articuladores políticos do Governo e até de parlamentares da oposição. “Um acordo totalmente suprapartidário, independente da vontade de deputados ou da oposição aqui no Parlamento. Foi um acordo que nós podemos falar que todos os deputados concordaram e o Parlamento saiu grande”, reconheceu.

Lissauer também voltou a defender a necessidade do Orçamento Impositivo como forma de fortalecer a representação parlamentar. “Nós que conhecemos a realidade dos municípios, que somos cobrados, em visita aos municípios, sabemos onde têm que ser investidos os recursos. Nós conversamos muito com o governador Ronaldo Caiado e num ato de bom senso conseguimos chegar num acordo que ficou bom para todos, que ficou de bom tamanho, ajudando o Estado de Goiás e a população”, finalizou.