sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Caiado e José Nelto destroem a possibilidade de criação da Região Metropolitana do DF e Entorno, denuncia jornalista

O jornalista Carlos Guglielmeli, do Jornal Opção do Entorno, denuncia que Caiado e José Nelto destroem a possibilidade de criação da Região Metropolitana do DF e Entorno.  Veja o que ele escreveu: “Por pura vaidade e com a ajuda do deputado federal José Nelto, aquele patinho feio relegado e distante da cúpula política de Goiás, o governador Ronaldo Caiado destruiu a possibilidade de criação da Região Metropolitana do Distrito Federal e Entorno.

 

As cidades limítrofes com o Distrito Federal e tão distantes de Goiânia, mais conhecidas como “cidades nem nem”, nem do DF e nem do Goiás, nunca haviam chegado tão perto de um verdadeira integração.

 

O GDF jamais havia olhado para as questões do Entorno com tamanha disposição como nesse tempo de Ibaneis Rocha. Mas infelizmente os interesses, a vontade dos moradores de Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental, Luziânia, Águas Lindas e outros 21 municípios esbarraram no atraso e na vaidade de Ronaldo Caiado, o governador que com 120 dias de gestão já é considerado o pior da história de Goiás.

 

Isso tudo, segundo palavras do próprio Caiado, para não perder o controle, dele, sobre as cidades e para manter o eixo orçamentário do fundo que venha a ser criado em suas mãos, e não na do GDF, por exemplo.

 

Dizer que a RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno), criada a 20 anos e inoperante esse tempo todo, é a melhor opção, pode até ter convencido os prefeitos e vereadores das cidades, mas não satisfez as pessoas que vão às urnas no próximo ano.

 

Por falar nisso, estranho essa questão dos prefeitos e vereadores não é? Foram às audiências para a criação da Região Metropolitana, empolgados, gravaram vídeos, argumentaram, defenderam a causa, e de repente, depois de um almoço com Caiado num sábado na casa do Hildo do Candango, tudo mudou. Essa não era mais a melhor opção.

 

Ou eles defendiam algo do que não entendiam nada, desperdiçando o nosso dinheiro em suas burrices, e foram esclarecidos pelo “ó guru” Caiado em meia hora de papo, ou eles foram convencidos sabe-se lá pelo que.

 

Foi uma mudança da água para o vinho muito repentina.

 

Até hoje o governador Ronaldo Caiado não conseguiu emplacar nada junto ao Governo Federal, mas posa de “Amigo do Rei”, levou os prefeitos e alguns vereadores das cidades do Entorno para o Palácio do Planalto, encantou-os ao apresenta-los ao ministro Onyx Lorenzoni que prometeu verba para a região que nunca veio antes.

 

Instituir o conselho da Ride, criado a 8 anos e se vangloriar de que a coisa está andando é subestimar a inteligência do povo.

 

Atos administrativos não resolvem os problemas enfrentados pelos cidadãos do Entorno, só investimentos o faria e todos serão cobrados por isso.

 

Se não vierem recursos, senhores governador Caiado, prefeitos, vereadores e aliados, vocês serão cobrados em pouco mais de um ano.

 

Não se preocupem, pois está anotado na agenda.”