domingo , 28 abril 2024
Sem categoria

Conheça o perfil de Jânio Darrot, novo presidente do PSDB

Conhecido pelo perfil equilibrado, aglutinador e eficiente nas gestões pública e privada, o prefeito de Trindade e presidente estadual do PSDB, Jânio Darrot, tem uma trajetória de vida alicerçada na ética, no trabalho, no amor à educação e no empreendedorismo. Começou como engraxate, foi professor de escola pública, formou-se em medicina veterinária, se dedica à agropecuária e tem, com a esposa Dairdes, uma história de sucesso ao consolidar a marca Jean Darrot, indústria do setor de moda destaque em Goiás e no Brasil. Ex-deputado estadual, ex-secretário de estado, atualmente é prefeito de Trindade, reeleito no pleito de 2016, e presidente da Câmara Deliberativa de Transporte de Coletivo (CDTC).

 

Jânio Carlos Alves Freire, o Jânio Darrot, nasceu em Trindade, em 10 de outubro de 1955, filho de Juarez de Almeida Freire e Julieta Alves Freire. Começou a trabalhar desde a infância, como engraxate pelas ruas do município. Aos 13 anos, conseguiu o primeiro emprego, no cinema da cidade. Iniciou com venda de balas até chegar ao posto de bilheteiro.

 

O pai Juarez era alfaiate conhecido e desempenhou a profissão até meados de 1970, quando perdeu a visão e teve de fechar o negócio. Com a doença progressiva do pai, ao lado da mãe Julieta, Jânio e os irmãos se desdobraram no trabalho para sustentar a família, época em que todos ajudavam em casa.

 

Nos estudos, Jânio graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (UFG), capacitando-o a trabalhar na Emater e, posteriormente, atuar na atividade agropecuária.

 

Aos 20 anos ingressou na rede pública de ensino para exercer o magistério, época em que foi professor no Colégio Divino Pai Eterno. Lá, assumiu também o cargo de vice-diretor, oportunidade em que ampliou a experiência no sistema educacional.

 

Família

Jânio casou-se com Dairdes Lourenço Freire, ao lado de quem, em 1984, teve a ideia de continuar a profissão do pai no ramo de produção de roupas. Abriram uma pequena confecção, no fundo de casa, onde nasceu a conceituada marca Jean Darrot.

 

Ao longo de 35 anos, a pequena fábrica cresceu e expandiu até se tornar uma grande indústria do setor de moda, marca conhecida em Goiás e no Brasil. Atualmente, a empresa gera 500 empregos diretos e mais de mil indiretos. O casal tem duas filhas, Luciana e Lorena e cinco netos: Sofia, Lucas, Gustavo, Izabella e Daniel.

 

Política

O ingresso na atividade política ocorreu em 2007, quando se filiou ao PSDB. Em 2008, Jânio Darrot disputou a Prefeitura de Trindade pela primeira vez, oportunidade em que não venceu nas urnas, mas ganhou experiência e admiração do povo de Trindade.

 

Na eleição de 2010, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás, quando obteve 46.004 votos, e se consagrou como o segundo deputado estadual mais votado do estado. Licenciou-se do Legislativo em 8 de fevereiro de 2011 para assumir, no Governo do Estado, o cargo de secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana. Retornou à Assembleia em 4 de dezembro do mesmo ano para intensificar o trabalho em prol de Trindade.

 

Jânio Darrot foi eleito prefeito de Trindade em 7 de outubro de 2012, com 27.174 votos (44,36% do total). Com muito trabalho, honestidade e transparência, ele iniciou em 1º de janeiro de 2013 um novo ciclo político para a cidade. Concentrou os esforços no primeiro mandato em importantes ações em saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, atração de novos investimentos, geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida para os moradores do município.

 

Jânio Darrot foi reeleito prefeito de Trindade nas eleições de 2016 com 31.722 votos (51,34% do total). De um pleito para o outro ampliou, portanto, seu capital eleitoral em 4.548 votos. Atualmente, é reconhecido como um dos melhores gestores do Brasil. Ele transformou a realidade de um município desestruturado financeiramente, que estava com a infraestrutura sucateada e imerso em graves dificuldades sociais.

 

Equilibrou as contas públicas já nos dois primeiros anos do primeiro mandato com pagamento dos servidores no mês trabalhado. Construiu novas unidades de saúde e de educação, reformou e requalificou todas as existentes. Implementou um amplo programa de recomposição da malha viária e entregará todos os bairros pavimentados no final de 2020.

 

Jânio implantou, com a primeira-dama Dairdes Darrot, programas sociais consistentes e inovadores, como Mãos Solidárias, que reconstrói residências precárias de famílias em situação de vulnerabilidade. Fortaleceu a vocação de Trindade como destino nacional do turismo religioso e implantou uma dinâmica agenda com eventos culturais, esportivos e de lazer durante todo o ano.

 

Construiu o polo industrial que já atrai 50 novas empresas para o município.  Conquistou a extensão do eixo anhanguera até o centro da cidade. Mantém, ainda, fortes atividades nos setores de meio ambiente, segurança pública, urbanização, trânsito, regularização fundiária e direitos humanos.