sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Irritado, Caiado reclama de atraso de socorro do governo federal aos Estados

Em entrevista exclusiva à Sagres 730 nesta sexta-feira (3), o governador Ronaldo Caiado (DEM) defendeu a reforma administrativa que encaminhou ontem à Assembleia Legislativa, disse que o governo participará da transição do atual modelo de transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia e mostrou impaciência com a demora do governo federal de encaminhar ao Congresso Nacional o projeto da lei de equilíbrio fiscal para os Estados.

Caiado revelou que telefonou nesta quinta-feira (2) para o ministro da Economia, Paulo Guedes, para cobrar a promessa de ajuda. Ele contou que o ministro tinha prometido encaminhar o projeto do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF) no início de abril ao Congresso nacional, para aprovação até o fim do mês. Se esse cronograma fosse cumprido, o Estado teria condições de receber a primeira parcela de ajuda já em maio, o que não aconteceu.

“Ele [Paulo Guedes] não me falou ontem que tem uma nova data. Eu disse a ele que realmente essa situação não tem como mais ser procrastinada, por que nós cumprimos, os governadores que fizeram a tarefa de casa, esperavam também, que o governo federal cumprisse com compromisso de mês de abril”. Caiado observou que o Estado não pode buscar empréstimo no mercado, porque está com nota C no ranking da Secretária do Tesouro Nacional (STN). “O Estado tem o seu CPF cassado”, disse para explicar as consequências dessa nota.(Cileide Alves/Portal Sagres)