sexta-feira , 3 maio 2024
Sem categoria

Eduardo Horácio: “Marketing de Ronaldo Caiado hoje joga mais contra do que a favor de seu governo”

Veja artigo do jornalista Eduardo Horácio, publicado no site Poder Goiás: “O marketing pessoal do governador Ronaldo Caiado (DEM) tem que ser repensado. Ele protagoniza hoje uma superexposição nas redes sociais e veículos de comunicação, com personalização excessiva em torno de si mesmo.  Essa postura tem produzido mais efeitos negativos do que positivos.

A personalização em torno da figura de Caiado é tanta que ele é o único governador que se tem notícia na história de Goiás que anuncia, ele próprio, qualquer fase do pagamento da folha do servidor público. Como se fosse um favor do governador – e não um direito do servidor. Todos os anúncios contam sempre com presença maciça nas redes sociais.

Nem mesmo governadores goianos cujas gestões se deram na era das redes sociais (Alcides Rodrigues, Marconi Perillo e José Eliton) usaram dessa prática, incluindo aí o próprio Marconi Perillo, que adorava super exposição quando era poder. No caso desses três ex-governadores goianos, quem sempre fazia isso era, no máximo, a extinta Sefaz (hoje, Secretária de Economia).

Ao tentar governar no ritmo das redes sociais, Caiado vai pelo mesmo rumo do presidente Jair Bolsonaro: anunciar tudo, dando a impressão de que o governador faz microgerenciamento de tudo que ocorre em sua gestão. Foi assim quando Caiado apareceu na porta do Hospital Materno Infantil com as chaves de dois carros de luxo para doá-los à unidade hospitalar, foi assim quando chamou a imprensa para fotografar ele, Caiado, simbolicamente liberando o pagamento da folha de janeiro no computador da Secretaria da Economia e foi assim quando, ele próprio, foi lá desligar, sem embasamento algum, os radares móveis das rodovias goianas (aumentando o número de mortes e acidentes).

Não foi diferente, também, quando Caiado, mais de uma vez, se envolveu pessoalmente no ataque aos adversários, mesmo já sendo governador. Tanto que fez posts em todas as redes sociais comemorando a nova fase recente da Operação Decantação, que atinge em cheio o coração do tucanato, especialmente o ex-governador Marconi Perillo.

Ou Caiado separa o ritmo das redes sociais do seu governo e repensa o excesso de exposição ou vai cristalizar a imagem de alguém que fala muito e age pouco. Afinal, depois que uma imagem se cristaliza, não há ponto de retorno. “