quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Jornal Opção: funcionário da Metrobus diz que trabalhadores têm sofrido ameaças de demissão

Veja matéria do Jornal Opção sobre a Metrobus: “Segundo um membro da Comissão Eleita de Funcionários da Metrobus não houve nenhuma proposta da empresa na tarde desta segunda-feira, 6. O trabalhador pediu para não ser identificado, pois ele afirma que os profissionais têm sofrido ameaças de demissão pelo presidente da instituição, Paulo César Reis, desde janeiro, quando começaram a tentar  negociações.

Os trabalhadores da empresa decidiram pela paralisação por meio de assembleia realizada no último domingo, 5. A greve está marcada para a próxima segunda-feira, 13.

Relato

As demandas dos profissionais são o retorno do ticket de alimentação de R$ 400; reajuste salarial, que ainda não foi realizado neste ano; e a volta do anuênio. “Todo ano tínhamos 3% e, agora, foi retirado”.

Questionado se a categoria está aberta a um meio termo, o profissional reforça que não foram procurados, mas se a negociação for boa, é possível. “A greve é uma forma de trazer esta negociação”.

O trabalhador lembrou que, nesta segunda, foi protocolada a greve e que o Ministério Público de Goiás ainda deve dizer a porcentagem da frota que pode parar. A expectativa, segundo ele, é que novidades, por parte da empresa, surjam amanhã.

Resposta

Sobre a denúncia de ameaça de demissão, a Metrobus afirma que a direção tem procurado negociar da maneira mais clara possível com seus colaboradores e se recusa a comentar informações infundadas.

Em relação às demandas, a empresa informou que tem procurado manter diálogo com todos seus colaboradores. “A realidade econômica de hoje é diferente das vividas em outras épocas e é necessário compreensão de todos. A direção da empresa, além de consulta à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), solicitou apoio para mediação ao Sindicato das Empresas de Transporte (SET) e também ao Ministério Público do Trabalho (MPT)”.

Ainda conforme a assessoria, “a contraproposta apresentada, igualando alguns benefícios aos demais funcionários do Sistema de Transporte Coletivo é indispensável para o restabelecimento da saúde financeira da empresa, que vem sendo buscada com várias outras práticas de gestão, tais como, redução de comissionados, racionalização dos gastos e revisão de contratos”.