sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Reitoria da UFG convoca Assembleia Universitária para discutir bloqueio bolsocaiadista

A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou nesta segunda (6/5) nota oficial em resposta ao bloqueio de 30% das verbas das universidades públicas do País. A UFG será afetada com o corte de R$32 milhões, o que inclui despesas como água, energia, contratos de prestação de serviços, entre outros.
No comunicado, a Reitoria anuncia a “convocação de uma Assembleia Universitária, em data a ser divulgada brevemente, para discutir com toda a comunidade (estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos) o atual contexto político e econômico e a situação orçamentária e financeira da UFG”.
Leia abaixo a nota, na íntegra:
“Como é de conhecimento público, o Governo Federal bloqueou no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) 30% do orçamento de todas as IFES – Instituições Federais de Ensino Superior do país. Para a Universidade Federal de Goiás o bloqueio correspondente a R$ 32 milhões e afeta diretamente despesas ordinárias como água, energia, contratos de prestação de serviços, restaurantes e hospitais universitários, comprometendo seriamente o funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O aporte de recursos à universidade federal não pode ser encarado como gasto, mas como investimento em favor da sociedade. A universidade pública é geradora de conhecimento e de tecnologia, o que resulta na proposição de políticas públicas voltadas para a saúde coletiva, para a redução das desigualdades sociais e para a geração de emprego e renda.
Investir na UFG significa garantir a formação de qualidade das futuras gerações e contribuir com o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado de Goiás e do país. Significa reforçar a sua função social, consubstanciada na construção de uma sociedade justa, cidadã e democrática. Investir na universidade pública implica uma postura ética de inclusão social, que coaduna com valores pautados pela diversidade cultural, pelo pluralismo de ideias e pelo respeito aos direitos humanos. Graças à excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, a UFG se destaca entre as 20 melhores universidades do País (RUF 2018).
A UFG, de forma articulada com as demais universidades federais e instituições compromissadas com a democracia, fará gestões junto ao MEC e aos órgãos competentes do governo federal com o objetivo de reverter esse quadro de cortes orçamentários.
A Reitoria da UFG conclama a comunidade universitária para se unir na luta pela defesa da universidade pública. É hora de mostrarmos para a sociedade goiana e brasileira a relevância da UFG para o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico do estado e do país.
Neste sentido, a Reitoria da UFG anuncia a convocação de uma Assembleia Universitária, em data a ser divulgada brevemente, para discutir com toda a comunidade (estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos) o atual contexto político e econômico e a situação orçamentária e financeira da UFG”.