Os presidentes dos quatro partidos de esquerda na Bahia assinaram nota conjunta repudiando a atitude do líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL), que disse que “a Bahia é um lixo” na noite da última quarta-feira (22) durante sessão na Casa.
Após manifestarem indignação e repúdio a atitude do líder do partido de Bolsonaro, os dirigentes ressaltaram o orgulho da Bahia, do povo, da cultura e das tradições locais.
Confira a nota:
“Na última quarta-feira, 22 de maio, o líder do PSL, partido do presidente Bolsonaro, atacou o Estado da Bahia durante uma sessão no Câmara dos Deputados. O deputado goiano Delegado Valdir disparou seu ódio contra o estado a plenos pulmões dizendo que “a Bahia é um lixo. A Bahia é um lixo governado pelo PT”.
É de causar espanto que declarações com tamanho ódio e xenofobia encontrem no Congresso Nacional um ambiente propício para serem reproduzidas. O deputado delegado Valdir reproduziu algo que nós baianos e nordestinos conhecemos muito bem, um preconceito há muito alimentado contra o Nordeste, contra nosso povo, contra nossas tradições e a nossa cultura.
Entendemos também que tamanho ódio é fruto de um ressentimento e inconformismo com a manifestação que o povo baiano deu nas urnas nas eleições de 2018. Aqui o projeto político de privatizações, entrega da soberania nacional, retirada direitos e ataques as liberdades democráticas de Bolsonaro não obteve respaldo, vencendo em apenas 4 dos 417 municípios baianos.
Os partidos políticos que assinam essa nota manifestam seu mais profundo repúdio e indignação com essa declaração de um deputado que é a liderança do partido do governo federal no Congresso. Diferenças políticas com um partido que administra o governo do Estado não estão acima do respeito para com o povo da Bahia. Temos orgulho da Bahia, orgulho do nosso povo, da nossa cultura e das nossas tradições. Somos os filhos e filhas de Luiza Mahin, Maria Filipa, Manoel Faustino, João de Deus, Sabino e Joana Angélica, herdeiros de uma História de resistência contra a tirania e opressão.”