Nada menos do que 10 milhões de passageiros circulam todo dia no sistema de transporte público do Estado de São Paulo, composto por um emaranhado de linhas de trem, metrô e ônibus. Juntos, estes serviços atendem a 7,8 milhões de usuários, o que corresponde a 75% de todas as pessoas que utilizam trens e metrôs no Brasil. À frente desse desafio está Alexandre Baldy, o goiano de 38 anos que o governador João Doria (PSDB) mandou buscar para sua administração.
Baldy iniciou a construção de estações, autorizou obras de melhoria em acessibilidade e investiu na humanização da equipe, de modo a melhorar o atendimento ao passageiro. Em audiências e eventos da gestão, Doria aproveita cada oportunidade que tem para dizer que Baldy está dando conta do recado.
O goiano deu cabo a demandas que existiam há décadas. Uma das suas primeiras ações foi a permissão para o tráfego de animais domésticos nos meios de transporte metropolitanos, com horários e regras específicas. Este era um pedido antigo dos paulistas e foi regulamentada na primeira semana de trabalho do secretário.
Na CPTM, Baldy realizou as mudanças necessárias para acabar com à baldeação a que eram obrigados a fazer os passageiros da Linha-11 Coral. O serviço hoje se chama Expresso Leste-Mogi e atende cerca de 230 mil pessoas por dia.
Baldy ampliou serviços: desde o dia 2 de abril, a CPTM oferece mais viagens entre as estações Brás e Aeroporto de Guarulhos na Linha 13-Jade, o chamado serviço Connect, sem precisar fazer transferência em Engenheiro Goulart na Linha 12-Safira. Além de ampliar os horários e dias do Expresso Aeroporto, que sai da Estação da Luz com destino ao aeroporto de Guarulhos.
O secretário criou serviços diferenciados para facilitar a vida de quem vive em São Paulo. A CPTM customizou um serviço especial para o público do ABC. É o Expresso Linha 10+, que aos sábados vai da Estação Santo André à Estação da Luz. Perfeito pra quem vai trabalhar, fazer compras ou passear no centro de São Paulo no sábado.
Outro destaque nesse início de gestão é um novo modelo de parceria com a iniciativa privada para a construção de estação. Pioneiro no Estado, o projeto traz benefícios para a CPTM, para os passageiros e para o setor privado. As obras da estação João Dias, na Linha 9-Esmeralda, serão bancadas por uma empresa que vai erguer um empreendimento imobiliário junto ao local. A iniciativa privada vai arcar com 100% dos custos da estação.
O goiano retomou as obras da Linha 15-Prata, que vai atender a cerca de 500 mil pessoas por dia. A previsão é que as obras de quatro novas estações sejam concluídas ainda em 2019, com ciclovia e paisagismo ao longo de toda a rota do monotrilho, logo abaixo das vias suspensas.
Baldy luta para iniciar as obras do Trem InterCidades, nos trechos que vão até Santos e até Campinas. Essa era uma ação desacreditada por parte da população nos últimos anos e que deve sair do papel em breve.
Em resposta às duras críticas que a população de São Paulo ao Expresso Aeroporto, que não ligava o terminal até GRU, Baldy tomou providências. Era necessário pegar um ônibus para chegar aos terminais. A solução não custou nada aos cofres públicos do Estado de São Paulo. Foi garantida a obra que vai ligar a Estação Aeroporto, da Linha 13, aos terminais Guarulhos por meio de um monotrilho, bancada pelo governo federal. Essa ligação vai beneficiar todos os brasileiros e estrangeiros que passam por Guarulhos e precisam chegar até o centro de São Paulo.