segunda-feira , 27 abril 2026
Goiás

Rapadura é doce, mas não é mole: em 8 meses, Caiado se mostra perdido e governo não tem rumo

Os primeiros oito meses de Ronaldo Caiado como governador são decepcionantes. Até mesmo os caidistas mais apaixonados reconhecem, ainda em OFF, que a gestão está abaixo do que prometeu. Ainda tomado pelo ódio que nutre por ex-governadores, Caiado lidera uma administração rancorosa, em que a única agenda vigente é falar mal de governos passados e propagar que antes havia corrupção, sem apresentar provas. Nesta quinta-feira, na Romaria de Muquém, Caiado subiu ao altar e fez um discurso longo, cansativo e clamou aos fiéis e padres ajuda para acabar com a corrupção; só não disse onde e quando.

No governo dele, há poucas semanas, toda a diretoria da Codego foi trocado depois que um escândalo estourou no órgão. Caiado ainda não deu um pio sobre o assunto. Nos corredores da Assembleia e dos tribunais (TJ, TCM e TCE), a conversa é uma só: Caiado está perdido, não tem as rédeas do governo e ainda deixou que a primeira-dama Gracinha aflorasse como governadora postiça.

Gracinha apita em tudo. Participa de reunião, dá bronca em deputado, barra nomeação, emplaca parecentes em cargos comissionados e até lidera programas de governo. Uma usurpação de poder nunca antes vista no Estado; talvez no País. Lembrando que “cargo” de primeira-dama é apenas simbólica, sem nenhuma função administrativa oficial.

Quando Caiado resolver botar o dedo e ser gestor, errou! A rede Vapt Vupt virou um caos. O atendimento rápido não existe mais, as filas viraram cenário do dia a dia e a reclamação é constante por parte dos usuários. Na Educação, Caiado e sua secretária fecharam escolas, demitiram servidores e estão prestes a acabar com o EJA.

Os primeiros oito meses mostram um Caiado reticente, de olhar distante e com um sorriso artificial. Governar não é tão fácil como ele imaginara. Vale um trocadilho com rapadura, que ele comeu hoje em Muquém: “é doce, mas não é mole”.

 

Artigos relacionados

Goiás

Mulher reage, bate em bandido e evita assalto em Novo Gama

Novo Gama Uma jovem reagiu a um assalto, deu uma surra em...

Goiás

Jovem morre após briga com cliente em Aparecida de Goiânia

Assassinato Uma jovem foi morta após uma briga com um cliente em...

Goiás

Caso da advogada de Cocalzinho: delegado é transferido para Águas Lindas de Goiás

Mudou O delegado Christian Zilmon deixou a unidade de Cocalzinho de Goiás...