quinta-feira , 23 janeiro 2025
Notícias

Um dia para esquecer: deputados aprovam PEC de Caiado que tira R$ 500 milhões da Educação e dinamita UEG

Quarta-feira, 11 de setembro de 2019: um dia para esquecer em Goiás. A Assembleia Legislativa – ou melhor, a base aliada ao governo estadual – aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do governador Ronaldo Caiado (DEM) que reduz de 27% para 25% o percentual de receita do Estado que o governador tem obrigação de gastar com ensino básico, fundamental e com a UEG. 

Cálculos de deputados e de técnicos do governo estimam que a PEC proporcionará uma tesourada de R$ 500 milhões no dinheiro que é aplicado no aprendizado de crianças e adolescentes. No processo de discussão da matéria, parlamentares governistas tentaram criar confusão com o argumento de que haveria aumento, e não redução da fatia orçamentária da Educação – o que é tão absurdo que sequer merece comentário.

A UEG é um capítulo à parte nesta história. É líquido é certo que haverá um corte profundo na verba da universidade – já combalida. O curso de medicina veterinária de São Luís dos Montes Belos parou por falta de professores. O curso de fisioterapia cambaleia. Tantos outros passam pela mesma situação. O vestibular está sob risco de sequer acontecer. Não será surpresa se, em muito breve, vários campi da UEG forem fechados. 

Artigos relacionados

Notícias

Major Vitor Hugo foi sacado da vice do PL

Mudança • O vereador Major Vitor Hugo está fora da vice-presidência do...

Notícias

Quadrilha lucrava 1.000% com venda de carne podre submersa em enchente no RS

Fraude • Quatro pessoas foram presas no Rio de Janeiro por suspeita...