domingo , 25 agosto 2024
Sem categoria

URGENTE Caiado não fez prevenção, vazão do Meia Ponte fica abaixo de nível de racionamento e rodízio vem aí

Informa o repórter Samuel Straioto que a vazão do rio Meia Ponte no ponto de captação para o abastecimento de água parte de Goiânia e de outras cidades da Região Metropolitana atingiu o nível mais crítico neste período de estiagem. De acordo com dados da Sala de Situação da Saneago, a última medição feita às 7 horas desta quinta-feira (12) indica 1481 litros por segundo.
A vazão está abaixo de 1500 litros por segundo, considerado o nível crítico 4, quando rodízio deve ser adotado segundo Plano de Racionamento elaborado pela Saneago.

No entanto, para que seja decretado nível crítico de alerta número 4, é preciso que a média se mantenha igual ou inferior por um período de sete dias consecutivos. Nesta quarta-feira (11), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), fez um pedido para que a população economize água nesse período.

Além do pedido a população, o governo também anunciou negociação com produtores que tem reservatórios para liberação de até 30% da água para o curso do Rio Meia Ponte, numa tentativa de aumentar a vazão.

Desde quando foi decretado nível de alerta 3, abaixo de 3300 litros por segundo, a irrigação no período diurno está proibida. O governo tem intensificado fiscalização.