O início das operações da ETA Emgopa foi em setembro, período de estiagem, altas temperaturas e grande consumo, possibilitou que a produção de água tratada praticamente quase dobrasse, somando com a ETA Bonsucesso. Inicialmente operando com 70 mil litros, a nova tratadora beneficia diretamente mais de quatro mil famílias, em mais de cinco bairros atendidos.
De acordo com a prefeitura da cidade, o foco da gestão é o crescimento quantitativo e qualitativo do sistema de abastecimento de água. “Uma das ações que reitera isso são as constantes obras de saneamento, e também o cuidado com os mananciais. São investimentos milionários, acima dos 100 milhões, parcerias e incentivos que garantem água de qualidade em todos os bairros, esgoto sanitário e a proteção de nascentes, rios e lagos”, informou a gestão municipal.
Para a instalação da ETA Emgopa foram investidos R$ 2,5 milhões. A construção também dinamiza a produção de água tratada, já que permite que outras tratadoras produzam para outras diferentes regiões, atendendo principalmente a geografia da cidade, com setores que se distanciam um da outro em até 5 quilômetros.