Identificar as habilidades de jovens e adolescentes, desenvolvê-las e buscar a inserção qualificada no mercado de trabalho. Essa é a proposta do programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), lançado nesta quarta-feira, 27, pelo prefeito Roberto Naves. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social que agora participarão de oficinas e cursos de qualificação profissional.
O público prioritário são pessoas egressas de medidas protetivas e mulheres vítimas de violência, que sejam referenciadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico). Para o prefeito Roberto Naves, o enfrentamento da pobreza com ações como esta, é peça-chave para um desenvolvimento equilibrado do município. “Acessar o mercado formal de trabalho é uma questão de cidadania, é um direito destas pessoas, por isso estamos colocando em prática o Programa, que levará oportunidades a quem mais precisa, dando todo o suporte para a geração de renda nas famílias”, explicou.
De acordo com a diretora de Proteção Social Básica da Prefeitura, Flávia Xavier, o programa também apóia o microempreendedor individual, incentiva a economia solidária, promove o acesso a direitos sociais relativos ao trabalho, e ainda articula com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades de emprego. “Dessa forma, fazemos o trabalho de ponta a ponta”, ressalta.