domingo , 8 março 2026
Sem categoria

Anápolis: prefeitura e bolsistas assinam termo de compromisso do programa Graduação

No próximo dia 8, às 9 horas, no auditório do Colégio Couto Magalhães, ocorre a assinatura do Termo de Compromisso, que entre si celebram a Prefeitura Municipal de Anápolis, as instituições de ensino superior e os 171 bolsistas contemplados pelo programa GraduAção. O documento determina as normas do benefício e as obrigações do acadêmico, dentre elas a frequência escolar e o desempenho, para a manutenção no programa.

O programa foi lançado em julho deste ano, pelo prefeito Roberto Naves, com o objetivo de possibilitar a estudantes de baixo poder aquisitivo o acesso à Educação Superior, incentivando a permanência e viabilizando o retorno de jovens e adultos às faculdades. Além de reduzir o índice de evasão nos cursos superiores, de modo a ampliar o número de profissionais com formação acadêmica.

Muitos universitários abandonam os cursos por não terem condições de manter os custos mensais junto à faculdade. Por meio deste incentivo, todos ganham principalmente o município que passa a contar com profissionais formados, qualificados e aptos a se destacarem no mercado de trabalho.

Durante quatro meses, a equipe do programa GraduAção realizou a seleção dos bolsistas. A primeira etapa consistiu em cadastro de formulário eletrônico; em seguida a entrevista para análise das informações cadastradas e de documentos comprobatórios. A última fase foi a visita das técnicas da Assistência Social às residências dos inscritos.

Foram contemplados com as bolsas integrais, conforme a Lei nº 4.020 que criou e instituiu o programa Graduação, as famílias que recebem até três salários mínimos. Aquelas que recebem até seis salários mínimos foram contempladas com as bolsas parciais, em que o valor do benefício varia de acordo com a média escolar do aluno. Destas bolsas dez são exclusivas para o curso de Medicina.

Artigos relacionados

Sem categoria

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é aposentado aos 47 anos de idade

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), se aposentou aos...

Sem categoria

Político profissional, Célio Silveira defende criação de mais impostos para ferrar empresários

O deputado federal Célio Silveira (MDB), um verdadeiro ‘político ensaboado’ em Brasília,...

Sem categoria

Presidente do TJGO, Carlos França é eleito presidente dos Tribunais de Justiça do Brasil

Por aclamação, o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil...