quarta-feira , 25 dezembro 2024
Goiás

Desvio de milhões no programa Farmácia Popular: polícia faz operação em Goiás

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 23, a Operação Abutre, com o objetivo de combater uma organização criminosa responsável por fraudes que causaram prejuízo de cerca de R$10 milhões ao Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. Cerca de 70 policiais federais estão cumprindo 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e no Distrito Federal.

Em Luziânia, estão sendo cumpridos 14 mandados, sendo um de sequestro de imóvel em condomínio de luxo. Também foi determinado o bloqueio judicial de várias contas bancárias em nome dos investigados.

A investigação identificou que o grupo criminoso adquiriu fundos de comércio de farmácias, mediante sucessão societária fraudulenta, encerrando, na sequência, as atividades comerciais, promovendo, entretanto, lançamentos inexistentes no banco de dados do Programa Farmácia Popular, a fim de desviar valores vultosos do referido programa federal.

A ofensiva visa identificar outras pessoas que teriam envolvimento com a organização criminosa, além de comprovar a destinação dos recursos públicos ilicitamente desviados, seja por meio de transferências para terceiros, aquisição de bens ou incorporação patrimonial em favor dos envolvidos.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...