Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia

segunda-feira , 12 outubro 2026
Notícias

Projeto determina que proprietários rurais contratem seguro de responsabilidade por queimadas

O Projeto de Lei 4714/20 determina que proprietários de áreas rurais contratem seguro de responsabilidade civil por queimadas.

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados a obrigação não valerá para o agricultor familiar ou o pequeno produtor rural (gleba de até 50 hectares), conforme definido na Lei da Mata Atlântica. A contratação também será facultativa quando autorizado pelo órgão ambiental competente.

O valor do seguro será definido por ato do Executivo, que deverá regulamentar a lei em até 60 dias, caso aprovada pelos parlamentares.

Limpeza da área

Autor do projeto, o deputado José Nelto (Pode-GO) destaca que “a prática de queimada visa remover a cobertura vegetal de um terreno, representando uma forma rápida e barata para a limpeza da área que posteriormente poderá ser utilizada como pasto para animais ou para o cultivo agrícola”.

Segundo ele, embora essas práticas se iniciem, em regra, em propriedades privadas, o Estado deve intervir nesses casos, de modo a promover a preservação ambiental, já que o direito à propriedade não é absoluto. Ele ressalta o expressivo aumento no número de queimadas nos últimos dias, em especial na Amazônia Legal.

Normas para queimadas
A proposta estabelece ainda que a União, os estados e os municípios deverão propor normais legais e ações específicas para o controle e redução das queimadas. Entre as medidas, deverão estar o monitoramento das queimadas, o desenvolvimento de tecnologias para a recuperação de área degradadas e a educação ambiental.

De acordo com o projeto, no âmbito federal, competirá ao Ibama, em cooperação com as demais entidades integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), fiscalizar o cumprimento das medidas. Já no âmbito estadual e municipal, a atribuição será das respectivas Secretarias de Meio Ambiente ou órgão correlato.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Artigos relacionados

Notícias

Justiça manda prender suspeito de incendiar carro e loja da ex em Senador Canedo

• Suspeito é procurado A Justiça decretou a prisão de Roogeres Souza...

Notícias

Menino de três anos morre após se afogar em casa alugada por família de Jataí

• Criança morre afogada em Aragarças Um menino de três anos morreu...

Notícias

Mulher de 41 anos morre após parto de gêmeos em Crixás; irmã questiona falta de UTI no hospital

• O que aconteceu? Nesta segunda-feira (12), o jornalista Oloares Ferreira publicou...

Notícias

Humem de 68 anos morre após picada de formiga durante pescaria no interior de Goiás

• Homem morre após picada de formiga Jorge Alves Lopes, de 68...

Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia