segunda-feira , 25 novembro 2024
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Procon Goiás divulga ranking de reclamações de novembro de 2020

O Procon Goiás divulga, nesse mês, o ranking das 30 empresas que tiveram maior número de atendimentos registrados junto ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec durante o mês de novembro de 2020. As empresas de telefonia e bancos lideram a insatisfação do consumidor quanto ao serviço prestado. Em primeiro lugar, encontra-se a Caixa Econômica Federal, com 77 atendimentos, seguida da Oi (68), Claro (43) e C6 Consignado (25). Na quinta colocação da lista de atendimentos, figura o Banco Itaucard com 24.

Ranking de Processos Administrativos
Já quando se tratam de processos administrativos instaurados, a Azul Linhas Aéreas lidera o ranking com 9 registros. Em segundo lugar vem a Decolar.com, com 7. O Banco Itaucard e Caixa Econômica Federal assumem o terceiro e quarto lugares com 6, cada. As empresas Nubank e Banco Santander dividem o quinto e sexto lugares, com 04 processos instaurados cada e dão sequência aos fornecedores com mais processos instaurados no mês de novembro. Nota-se o aumento no número contante de processos instaurados com temas relacionados a pacotes turísticos, devido aos efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Prestação de serviço aos consumidores
A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.

A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada Ranking Atendimentos, é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

A segunda, denominada Ranking de Processos Instaurados, é composta somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais.

Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão. Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

De acordo com o superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, neste momento de enfrentamento de uma pandemia sem precedentes, o Procon Goiás mantém sua atuação efetiva para assegurar o cumprimento dos direitos dos consumidores, com o retorno do atendimento presencial por meio de agendamento.

“Infelizmente, alguns fornecedores têm deixado de cumprir o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor durante a pandemia, que torna os consumidores ainda mais vulneráveis. Apesar desta constatação, o Procon Goiás tem cumprido exemplarmente seu papel na defesa dos direitos dos consumidores, através do valoroso trabalho dos servidores do órgão, sobretudo no atendimento às demandas diárias para a solução de conflitos”, afirma Allen.