Os trabalhos realizados pela força-tarefa, instituída pelo prefeito em exercício de Goiânia, Rogério Cruz, continuam acelerados nesta segunda-feira (11) em diversos pontos da cidade que foram afetados pelas fortes chuvas do último sábado (9).
A prioridade é na limpeza das vias, desobstrução de vias, calçadas, pontes, bocas de lobo, além de remoção de árvores e entulhos, principalmente das áreas de riscos. O objetivo da ação é dar respostas imediatas, tendo como base a proteção e assistência às pessoas atingidas e a manutenção dos espaços públicos da capital.
Para isso, todo efetivo de servidores e os maquinário das secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Mobilidade (SMT), Desenvolvimento Humano e Social, além da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), integraram ao trabalho da força operacional para mitigar os danos causados à população neste fim de semana. Os bairros que recebem os serviços no dia de hoje são: Vila Redenção, Jardim América, Vila Aurora, Parque Amazônia, Setor Coimbra, Vila Roriz, São José, além da intensificação nas avenidas T-2, T-9, Marginal Cascavel, Marginal Botafogo e Nazareno Roriz.
De acordo com a Comurg, 78 árvores caíram e 80% delas já foram removidas. O restante, conforme explica a pasta, está sendo retirado na manhã de hoje. “Nenhuma via está obstruída e o recolhimento das galhadas será concluído ainda hoje”, pontua o presidente da companhia, Aristóteles de Paula. Ele acrescenta que todos os servidores da Diretoria Operacional estão nas ruas de Goiânia e reforçaram as ações iniciadas no sábado pela força-tarefa. “Estamos limpando a cidade, por isso, priorizamos os trabalhos de limpeza urbana, remoção e raspagens de terra, sobretudo das áreas de risco”, concluiu.
A Seinfra disponibilizou 34 equipes para atuar no trabalho de recuperação de vias e de áreas com processo erosivo, limpeza de bocas de lobo, desobstrução de pontes e tapa-buracos. “Nossos trabalhos foram iniciados imediatamente e intensificados a partir de hoje, pois estamos fazendo com que a prefeitura esteja presente 24 horas por dia junto ao cidadão para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, frisa o secretário Luiz Bittencourt, acrescentando que os 100 pontos críticos de alagamentos levantados pela Defesa Civil estão sendo avaliados e monitorados. “Para isso, já estamos estruturando o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia para buscarmos soluções definitivas para essa questão”, conclui.
As unidades de conservação de Goiânia sofrem também processos de degradação em razão das fortes chuvas e, por isso, a Amma retirou mais de 60 árvores que caíram em parques, além da recuperação de pistas de caminhada, desobstrução da orla de lagos, remoção de entulho nas calçadas e restauração do telhado da Vila Ambiental, localizada no Parque Areião. Conforme o órgão ambiental do município, técnicos da Gerência de Fiscalização Ambiental atuaram em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social para identificar as áreas mais afetadas pelas chuvas, além da notificação e orientação das famílias que estão nesses locais.
Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que transferiu no sábado famílias do Setor Sudoeste para um abrigo da pasta, segue monitorando, via coordenação especializada de abordagem social, moradores que vivem em áreas de risco de Goiânia. José Antônio da Silva Netto, que é titular da pasta, lembrou que as famílias atendidas preferiram ir para casa de familiares, mas, conforme ele, todos estão sendo monitorados pelas equipes de abordagens da secretaria.