Alertar sobre a importância da saúde emocional no ambiente de trabalho. Essa foi a tônica da palestra Iluminando Caminhos Futuros, promovida pelo Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa (Compem-GO) da Fieg, nesta terça-feira (20/04), com o especialista em Gestão Empresarial e Desenvolvimento Organizacional, Cairo Celio Cruz. O encontro, realizado em ambiente on-line e mediado pelo empresário Jaime Canedo, marcou a terceira reunião ordinária do colegiado, que contou ainda com apresentação do case de sucesso da empresa Milky Moo, do empresário Paulo Sérgio da Silva.
Na palestra, Cairo Celio Cruz explicou aos empresários como a saúde emocional dos funcionários impacta em custos para a empresa, abordando a importância de incentivar uma cultura colaborativa no ambiente de trabalho e alinhar missão, valores governantes e metas com o desenvolvimento humano da equipe, fazendo com que os funcionários sintam-se parte do negócio.
“A saúde do trabalhador está intimamente ligada à performance dele na empresa e interfere diretamente na saúde dos negócios. Quando falamos de doenças emocionais, pensamos em quadros profundos de esgotamento, mas o custo emocional também envolve pessoas desmotivadas ou não capacitadas. Incentivá-las a saírem da zona de conforto e terem maior comprometimento é o desafio das empresas para reduzir o impacto do custo emocional na sustentabilidade dos negócios”, disse.
Segundo o especialista, para alcançar alta performance é fundamental ter funcionários que buscam dar o melhor nas atividades desenvolvidas na empresa. “Nesse sentido, a área de Recursos Humanos está no centro de tudo, incentivando uma cultura onde o colaborador é visto como protagonista e o cliente está no centro da estratégia”, argumentou.
Cairo esclareceu também que esse processo vai além das políticas de remuneração. “A remuneração é importante, mas é preciso entender que a motivação não vem de fora, mas do íntimo de cada colaborador. Promover um ambiente saudável que valoriza a criatividade e a inovação, com líderes que engajam a equipe, é essencial”.
O especialista explicou ainda que nem sempre é possível mensurar o custo emocional nas empresas, mas que quanto maior o alinhamento entre os valores organizacionais e as crenças dos funcionários, menor é esse custo. E arrematou: “onde tem saúde, não há espaço para doença”, disse ao ressaltar a importância desse mindset que incentiva a cultura colaborativa entre líderes e funcionários e leva ao crescimento empresa e ao encantamento do cliente.
“Me reinventei aos 60 anos”
A reunião do Compem contou também com a participação do empresário Paulo Sérgio da Silva, proprietário da Milky Moo – rede de franquias que entrou em operação em plena pandemia e, em apenas um ano, já abriu unidades em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso, além de expandir para outros Estados, com lojas em Rio Preto (SP), Curitiba (PR) e Manaus (AM).
“Começamos nosso negócio em março do ano passado, com a loja no Shopping Cidade Jardim. Uma semana depois, tudo foi fechado com o decreto”, disse Paulo Sérgio, ao contar sobre sua trajetória de empreendedorismo em plena pandemia.
O empresário que trabalhou como autônomo, viajando para o interior para vender roupas por 30 anos, falou sobre seu persistente empreendedorismo. “Me reinventei aos 60 anos. Se você tem uma ideia, precisa ter pessoas para te ajudar a transformar isso em realidade”, disse ao explicar que a meta é chegar a 30 lojas até o final de 2021 e a 100 novas unidades em 2022.
O encontro virtual, promovido pelo Compem, contou com a participação de cerca de 50 empresários. Os presidentes de sindicatos das indústrias Jaques Silvério (Sincafé) e Marcos André Rodrigues (Sindipão) e o superintendente da Fieg, João Carlos Gouveia acompanharam as palestras.