Agora é oficial. Aparecida entrou em contagem regressiva para o seu centenário, no dia 11 de maio de 2022. O pontapé para chegada da data mais significativa da história da cidade foi dado nesta terça-feira (11), no seu aniversário de 99 anos de fundação.
Em cerimônia sem público na Cidade Administrativa Maguito Vilela, para evitar aglomerações, o prefeito Gustavo Mendanha comemorou o novo marco e projetou a Aparecida que ele espera ver no ano que vem, quando a cidade atingir os 100 anos.
“Espero que possamos voltar à normalidade e, no próximo ano, já celebrar com uma grande festa aqui”, disse Gustavo. E completou: “Quero ver a cidade com várias outras indústrias, mais empresas se instalando aqui, novos postos de trabalho sendo ofertados, as escolas funcionando e, principalmente, um sorriso no rosto de cada aparecidense”.
Ao lado da primeira-dama, Mayara Mendanha, prefeito Gustavo Mendanha recebeu na Cidade Administrativa o pastor Aluizio Silva e Dom Washington Cruz – Foto: Rodrigo EstrelaGustavo Mendanha avaliou a performance de Aparecida em várias áreas, incluindo o enfrentamento à Covid-19. Leia no final da reportagem. Ele participou da comemoração simbólica dos 99 anos, que teve hasteamento de bandeiras e o Hino Nacional.
Na solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza, declarou que a cidade chega aos 99 anos em franca evolução. “Tenho certeza de que não para por aí, Aparecida vai crescer muito mais. O povo espera isso de nós, políticos. E vamos dar essa resposta significativa, para o bem da nossa população”, finalizou.
Na sequência, líderes religiosos fizeram um sobrevoo de helicóptero em Aparecida, abençoando a cidade. O pastor Aluizio Silva, da Igreja Videira, participou do sobrevoo representando a igreja evangélica. Ele ressaltou que “é preciso que tenhamos homens de Deus na cidade, que nos chame atenção para outra dimensão, a dimensão espiritual”.
Aluizio, que mora em Aparecida, ressaltou o papel da fé no enfrentamento à pandemia. “É do ponto de vista espiritual que vamos prevalecer contra todo medo, pânico e fobia, e entrar novamente no padrão de vida de saúde e normalidade”, disse.
O arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, também esteve no sobrevoo, representando a Igreja Católica. Ele elevou preces em favor de Aparecida.
Helicóptero com os líderes religiosos sobrevoou os principais pontos de Aparecida – Foto: Enio Medeiros