segunda-feira , 25 novembro 2024
Sem categoria

Caiado autoriza obras de R$ 6 milhões para reforma de barragem do Rio Paranã

O governador Ronaldo Caiado assinou, nesta quinta-feira (27/05), ordem de serviço para a reforma estrutural da barragem do Rio Paranã, na divisa entre os municípios de São João d’Aliança e Formosa, na região Nordeste do Estado. A obra é orçada em R$ 6 milhões, com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e está dentro do projeto Irrigação Flores de Goiás. “Com isso, vamos recuperar toda a barragem e teremos controle da vazão de água”, afirmou Caiado. “Ela foi esquecida por muito tempo, sem ser reativada. Estamos recuperando algo que ficou largado durante 20 anos”, garantiu.

Acompanhado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, o governador pontuou que a barragem foi a responsável por dar condição de perenidade ao rio. “Ou seja, tem água constante. Antes dela, o rio cortava no período da seca. Isso trouxe a capacidade para as pessoas produzirem aqui”, detalhou.

O governador destacou o projeto do Estado de levar irrigação a assentamentos rurais da região, também em parceria com a Codevasf, e a recuperação da GO-116, em São João d’Aliança. “Os produtores rurais quebraram porque não tinham como tirar a safra que produziam, não tinha ponte, não tinha estrada. Aqui era uma região esquecida e nós estamos dando vida ao Nordeste goiano”, destaca.

O empreendimento está numa área conhecida como Vale do Paranã, possui 1.800 metros de extensão de aterro e tem capacidade de armazenamento para 195 milhões de metros cúbicos de água. A obra prevê as recuperações do talude jusante, do vertedouro, do talude montante e da crista. A barragem foi construída para aumentar a oferta hídrica para os produtores rurais e fomentar a produção agrícola irrigada na região, considerada a mais carente do Estado.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), coordena o projeto de engenharia de recuperação da barragem. O investimento tem foco em proporcionar estabilidade e segurança à estrutura, desenvolvimento da agricultura irrigada e das atividades agropecuárias que possam ser beneficiadas com disponibilidade hídrica, além da promoção do crescimento econômico e social da região Nordeste do Estado, especificamente o Vale do Paranã.

O titular da Seapa, Tiago Freitas de Mendonça, salientou que Goiás é um Estado muito rico e cabe aos gestores aproveitar esse potencial disponível para mudar a vida das pessoas daquela região. “O governador realmente está levando desenvolvimento para onde é fundamental e necessário, que é no nosso Norte e Nordeste”, disse.

O secretário firmou, ainda, que a secretaria deve começar, no segundo semestre, projetos-piloto para produção frutífera para abastecer pontos como a Centrais de Abastecimento de Goiás S/A (Ceasa) de Goiânia, Brasília e até mesmo com fins de exportação. “Teremos a Norte Sul, a Leste Oeste, Terminal de Mara Rosa, Porto de Cargas de Anápolis, enfim, uma infraestrutura excepcional que vai beneficiar nosso povo”, observou.