(Matéria do jornal A Redação)
Começam a valer, nesta segunda-feira (31/5), as novas restrições para evitar o aumento de casos de covid-19 em Goiânia. Os detalhes foram publicados no Diário Oficial do Município na sexta-feira (28). As medidas vigoram até o próximo dia 8 de junho.
Apesar de terem sido alinhadas com o setor produtivo, as alterações, que incluem horários para serviços essenciais e não essenciais, tocam em um ponto que incomoda empresários do ramo da noite: está vedada a comercialização de bebidas alcoólicas na capital após as 23 horas.
O novo decreto assinado pelo prefeito Rogério Cruz ocorre no mesmo momento em que o Estado e a capital voltam a registrar aumento das internações hospitalares motivadas pela covid-19.
Confira os principais pontos das novas regras:
Comércio: funcionamento das 9h às 17 h
Serviços: funcionamento das 12 às 20h
Bares e Restaurantes: funcionamento das 11h às 23h, com capacidade de 30%, limitando a ocupação de quatro pessoas por mesa. Também é vedada qualquer atividade sonora.
Shoppings, galerias, centro comerciais: funcionamento das 10h às 22h
Salões e barbearias: funcionamento das 12h às 21h, com capacidade de 30% e observância dos protocolos de funcionamento
Distribuidoras: funcionamento das 6h às 23h
Eventos: continuam permitidos, mas com limite de 75 pessoas.
Academias: podem funcionar com capacidade de 30%, respeitando os protocolos de segurança e organizando o atendimento dos alunos com o maior espaçamento possível.
Cultos, missas, celebrações e reuniões coletivas das organizações religiosas: seguem permitidas, porém com capacidade de 30% e intervalo de 3 horas entre cada atividade.
Feiras livres: podem ser realizadas, sem consumo de alimentos. Parque Mutirama e Zoológico devem funcionar com o máximo de 30% de sua ocupação.