quinta-feira , 28 novembro 2024
Sem categoria

Goiás tem transmissão acelerada de Covid e ocupação de UTI em alta, diz especialista

Em entrevista à rádio Sagres, nesta segunda-feira (31), a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, alertou que Goiás vive hoje transmissão acelerada do vírus com alta na taxa de ocupação de leitos hospitalares. Nesta manhã, o painel em tempo real da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) atingiu 90% de taxa de ocupação dos leitos de UTI. As enfermarias exclusivas para Covid-19 estavam com 67% ocupadas.

Para Flúvia, não há uma definição se o Estado vive uma terceira onda ou um repique da segunda, já que Goiás não teve uma redução de casos efetivamente. “Existem entendimentos diferentes, mas essa definição pouco importa. O que importa é que estamos caminhando sim para uma subida de casos, com transmissão acelerada do vírus”, reforçou.

A superintendente citou o mapa de calor que foi divulgado na última sexta-feira (28) que mostrou aumento de regiões de Saúde em situação de calamidade. Goiás passou de 8 (no dia 21 de maio) para 11 regiões no pior patamar da pandemia. Os indicadores de solicitação de leitos e taxa de ocupação aumentaram nessa regiões.

(Matéria do site da Sagres)