quarta-feira , 17 julho 2024
Sem categoria

Fieg mostra oportunidades no setor mineral e parceria com Senai Cimatec

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Senai Goiás promoveram nesta manhã (02/07) encontro on-line com empresários goianos da mineração para apresentação de cases de inovação e oportunidades para o setor, considerado estratégico para a retomada da economia após a pandemia da Covid-19. Na pauta, as soluções oferecidas no âmbito da parceria recentemente firmada pela Fieg/Senai com o Senai Cimatec, na Bahia, que é referência no desenvolvimento de tecnologia e inovação de vanguarda em diversas áreas do setor produtivo.

Para o presidente da Fieg, Sandro Mabel, é importante somar esforços com quem já trabalha com eficiência. “Nós já temos parceria com o Senai Cimatec, da Bahia, e agora, estamos juntos para o desenvolvimento das indústrias de mineração”, enfatizou. “Essa parceria – acrescentou – já traz resultados promissores para as indústrias goianas, a exemplo de um projeto de pesquisa e inovação iniciado recentemente para a Exímia Industrial, de Aparecida de Goiânia.”

 

O gestor executivo do Senai Cimatec, André Oliveira, compartilhou a expertise do instituto, que atualmente trabalha na execução de mais de 90 projetos de inovação. “O nosso objetivo é usar novas tecnologias e inovação para tornar nossas indústrias mais competitivas. Cada mineradora tem suas próprias características, e podemos trabalhar para atrair, desenvolver parcerias competentes para o setor mineral”, ressaltou.

O gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Goiás, Rolando Vargas, observou que, por meio da parceria firmada, o Regional de Goiás tornou-se um polo avançado do Senai Cimatec, numa ação estratégica visando à geração de oportunidades de melhoria do processo produtivo e da competitividade do setor de mineração.

“A mineração é um dos setores estratégicos da Federação e, para atender esse setor, nós buscamos essa parceria. Vamos juntar competências para otimizar os custos e obter eficiência no atendimento”, enfatizou.

Também participaram do encontro o vice-presidente da Fieg Flávio Rassi, os presidentes do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal (SIEEG-DF), Luiz Vessani, e da Câmara Setorial da Mineração (Casmin/Fieg), Wilson Borges, gestores e equipe técnica da Federação.