quarta-feira , 17 julho 2024
Sem categoria

Prefeitura de Trindade firma parceria com Bombeiros para prevenção de incêndios florestais

A Prefeitura de Trindade celebrou parceria com o Corpo de Bombeiros, nesta terça-feira (06/07), para ações conjuntas dentro da Operação Cerrado Vivo, que visa prevenção de incêndios florestais. A parceria foi definida em termo de cooperação assinado pelo prefeito Marden Júnior, secretários de Meio Ambiente, Roberto Badur, e da Educação, Sérgio Sanches.

Pelos bombeiros, assinou o comandante do 15º Batalhão, tenente-coronel David Augusto Leão, na presença de oficiais do efetivo. O presidente da Agência de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo da Silva Filho, também participou da cerimônia, no pátio do batalhão.

“A Prefeitura de Trindade tem responsabilidade nessa missão de prevenir e combater as queimadas, sejam elas provocadas ou não”, afirma Marden Júnior. Ele anunciou que vai apoiar a campanha também com outdoors e atender uma solicitação dos bombeiros para fornecimento de mochilas contendo água potável para as ações de combate ao fogo.

O período crítico para ocorrências começou em julho e vai até outubro, sendo que setembro geralmente é o pico.

Em 2020, de julho a outubro, ocorreram 100 dos 137 incêndios florestais registrados no ano inteiro, sendo 29 só em setembro. Este ano, com crise hídrica prevista, ações mais efetivas se tornam uma exigência.

Na próxima semana, agentes municipais e bombeiros vão até produtores rurais iniciar uma etapa de orientação sobre o uso de equipamentos como sopradores e abafadores, bem como abertura de aceiros – técnica de limpeza de mato para conter o fogo. Isto porque os casos mais graves de incêndios neste período crítico ocorrem em matos e pastagens na zona rural, embora o número de ocorrências seja maior na zona urbana, com focos de fogo em lotes baldios.

Em 2020, foram 93 ocorrências de fogo em mato e pastagens e 44 em terrenos baldios e lotes vagos. A Serra da Jibóia é o ponto rural mais preocupante para os bombeiros. “O difícil acesso prejudica muito o combate a incêndios nessa região”, explica o comandante.

Além das visitas técnicas de prevenção, a cooperação envolve produção de fôlderes, ações de educação ambiental nas escolas municipais, atuação conjunta em combate a incêndios envolvendo agentes da Semma, Defesa Civil e bombeiros.

Haverá ampla divulgação junto à comunidade trindadense sobre a prevenção de queimadas urbanas e na zona rural, envolvendo proteção de matas, florestas e nascentes.