O Governo de Goiás recebeu, na manhã desta sexta-feira (09/07), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. A carga com 29,2 mil imunizantes da CoronaVac, fabricados pelo Instituto Butantan, será destinada para aplicação de primeira e segunda doses. Essa é a segunda leva enviada ao Estado pelo Ministério da Saúde (MS) em 24 horas. Na tarde de quinta-feira (07/07), desembarcaram em território goiano outras 87.750 unidades da Comirnaty, produzidas pelo laboratório Pfizer. Juntos, os dois lotes somam 116.950 doses.
Desde o início da campanha, em janeiro, já foram destinadas a Goiás 4,41 milhões de vacinas. Em uma rede social, o governador Ronaldo Caiado comentou o reforço na campanha: “O trabalho não vai parar até que todos os goianos estejam protegidos”.
A partir de agora, 100% dos imunizantes que chegam ao Estado serão utilizados para a vacinação por faixa etária. Tal medida segue a resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás. No entanto, os grupos prioritários que, por algum motivo, ainda não se imunizaram, terão prioridade independentemente da idade. A ressalva contempla idosos, trabalhadores da saúde e da educação ou grupos com comorbidades.
Sobre a nova estratégia, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, pontua que a medida é importante para vacinar o maior número possível de pessoas no menor intervalo de tempo. “Nós entendemos que, neste momento, aqueles grupos mais vulneráveis do ponto de vista de susceptibilidade à Covid e à mortalidade da doença, já foram vacinados”, explica.
Os imunobiológicos da CoronaVac recebidos nesta manhã foram encaminhados à Central Estadual de Rede de Frio para conferência técnica. Na sequência, serão repassados aos municípios. A meta do governador Ronaldo Caiado, conforme cronograma de envio de vacinas pelo MS, é imunizar toda a população adulta do Estado até o fim de setembro.
Balanço preliminar divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) indica que, até 15h de quinta-feira (08/07), Goiás já aplicou 2.456.995 doses de imunizantes contra a Covid-19. O esquema vacinal completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, contempla 801.775 pessoas.