Sob a coordenação de seu Conselho Temático do Agronegócio (CTA), a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) reuniu lideranças da agroindústria nesta terça-feira (03/08), em evento híbrido (presencial e on-line), para lançamento de proposta para estudo dos sistemas produtivos estratégicos do agronegócio goiano. O encontro, moderado pelo presidente do CTA, Marduk Duarte, contou com participação do presidente da Fieg, Sandro Mabel, do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, e representantes de oito áreas do agronegócio em Goiás.
A iniciativa prevê o mapeamento de áreas dos macrossetores Grãos, Leite, Sucroenergético, Silvicultura, Bovinos e Aves e Suínos. Nesse sentido, a Fieg já vem implementando piloto na coordenação de projetos voltados para as áreas de Trigo e Café, com foco no incremento da cadeia produtiva, industrialização e potencialização de novos negócios.
“Nessa gestão, temos trabalhado para atualizar e aprofundar um importante estudo de cadeias produtivas realizado pela Fieg ainda em 2012. Com certeza, isso vai contribuir com uma melhor compreensão acerca da dinâmica dos sistemas produtivos do agronegócio de Goiás. Essa será uma importante ferramenta para pautar, com pesquisas, dados e informações, a atuação da Federação para desenvolver o agronegócio e suas cadeias produtivas”, disse o presidente do CTA, Marduk Duarte.
O presidente da Fieg, Sandro Mabel, destacou a importância do agronegócio para a economia goiana e nacional, sobretudo no atual momento de retomada pós-pandemia. “Insistentemente, defendemos o fomento à industrialização de nossas matérias-primas em solo goiano. Queremos potencializar a geração de riquezas para Goiás e criar empregos para nossa gente”, reafirmou.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, que acompanhou o encontro, elogiou a iniciativa encampada pelo CTA/Fieg e reiterou o apoio da pasta. “Vamos trabalhar juntos para o desenvolvimento da agroindústria em Goiás. Estamos de portas abertas para a Federação, o CTA, os presidentes de sindicatos. Colocamos a Seapa à disposição. Queremos receber cada cadeia produtiva do agronegócio para entender as demandas e, juntos, ir atrás de soluções”, disse.
Representante do setor sucroenergético, o vice-presidente da Fieg André Rocha destacou a importância de as instituições caminharem lado a lado com o mesmo objetivo de desenvolver o Estado de Goiás.
A reunião geral do Conselho Temático do Agronegócio (CTA) da Fieg contou com participação dos presidentes de sindicatos Antônio Santos (Siaeg), Leandro Stival (Sindicarne) e Sérgio Scodro (Sinditrigo), dos executivos Alfredo Correa (Sindileite), Denise Resende (Siaeg) e Edwal Portilho (Adial) e do superintendente da Fieg, Igor Montenegro