A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realizou, nesta quarta-feira (11/08), uma ação de incentivo ao voluntariado institucional entre população e colaboradores da entidade, em parceria com o Hemocentro de Goiás. O objetivo foi contribuir com os estoques de hemocomponentes destinados às unidades públicas de saúde de todo o Estado e, ao mesmo tempo, despertar a solidariedade e a responsabilidade social, especialmente neste momento de pandemia, ao estimular a doação de sangue.
“Com essa ação promovida pela OVG e pelo Hemocentro, colaboradores e comunidade em geral tiveram a oportunidade de experimentar o voluntariado, um gesto que faz bem para quem pratica e para quem é beneficiado”, afirmou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.
Ela continuou: “Nossa missão é ajudar quem mais precisa e, entre essa ajuda, está também a responsabilidade social e o cuidado com as pessoas que passam por problemas de saúde e necessitam de transfusão sanguínea. Não poderíamos deixar de abraçar a causa e incentivar esse gesto solidário que salva vidas. É um orgulho ver e participar de iniciativas como essa”.
Nutricionista do Restaurante do Bem, Jordana Oliveira fez questão de tirar um momento do dia para fazer a doação. “Quando soube que poderia fazer isso aqui mesmo na OVG, meu coração se encheu de alegria. Saber que esse ato tão simples e que não leva nem 10 minutos pode salvar a vida de até quatro pessoas nos impulsiona a ir ainda mais além por meio do voluntariado”, disse Jordana.
Fruto de uma parceria já consolidada, as ações de mobilização executadas entre a OVG e o Hemocentro de Goiás fazem a diferença nos estoques do banco de sangue. De acordo com a diretora-técnica da Hemorrede Pública de Goiás, Ana Cristina Novais, a OVG foi responsável por 11,3% de todo o sangue doado ao Hemocentro ao longo do último semestre.
“Iniciamos mais um ciclo de doações em parceria com a organização e não poderíamos ter forma melhor de fazermos isso do que levando nossa unidade móvel até a instituição. Essa parceria duradoura contribui significativamente com os nossos estoques de hemocomponentes, uma vez que mais de 11% das doações que recebemos são de voluntários encaminhados pela OVG. Isso colabora efetivamente para que possamos atender às demandas de todo o Estado”, comentou Ana Cristina.
Para a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, mais do que chamar a atenção para a doação de sangue, a entidade visa conscientizar a população sobre a importância do gesto. “Costumo dizer que quando a ação é em prol da vida, ela se torna ainda mais importante. Caminhamos de braços dados com o Hemocentro ao longo de todo o ano, mas periodicamente os convidamos a virem na nossa sede com a unidade móvel para que nossos colaboradores também possam contribuir com a sociedade. Estamos sempre prontos para ajudar”, pontuou Adryanna.