O Governo de Goiás recebe mais três voos com 268.430 novas vacinas contra a Covid-19 no Aeroporto Internacional de Goiânia. Com o carregamento, o Estado avança para atingir a meta de imunizar, pelo menos com a primeira dose, toda a população maior de 18 anos até setembro.
O primeiro lote, com 72.300 unidades da CoronaVac, do Instituto Butantan, chega na manhã de domingo (22/08), às 9h. Na segunda-feira (23/08), às 9h, um segundo carregamento traz mais 74.880 doses Comirnaty, do laboratório Pfizer. Depois, no mesmo dia, às 23h55, mais 121.250 vacinas da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegam a Goiás.
De acordo com o Ministério da Saúde, o uso da CoronaVac será dividido em duas etapas, sendo metade para primeira dose e a outra para o reforço. Em relação aos imunobiológicos do laboratório Pfizer e da AstraZeneca, uma quantidade será destinada para primeira aplicação e outra para completar o esquema de pessoas já imunizadas.
Permanece em vigor a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás, que destina as unidades recebidas, na sua totalidade, para vacinação por faixa etária, em ordem decrescente de idade. Os grupos prioritários, como idosos, trabalhadores da saúde, educação ou pessoas com comorbidades, que ainda não foram imunizados, por algum motivo, terão prioridade independentemente da idade que estiver sendo atendida nos municípios.
Vacinômetro
Até às 15h de sábado (21/08), Goiás aplicou 3.730.315 vacinas como primeira dose contra a Covid-19 em todo o Estado. Com o esquema completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, foram imunizadas 1.525.357 pessoas.